29/03/2024 06:08:31

Viver Bem
14/02/2017 19:50:36

Falta de manutenção dos condicionadores de ar causa males, diz Sesau


Falta de manutenção dos condicionadores de ar causa males, diz Sesau
Demonstrativo de limpeza

A falta de manutenção nos aparelhos de ar condicionado pode provoca diversos problemas para a saúde. E para orientar a população, o engenheiro do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Galba Nogueira, alerta para os riscos e os cuidados que devem ser adotados com estes aparelhos, que são muito utilizados principalmente no verão.

O especialista explica que em uma cidade de clima quente, como Maceió, os condicionadores de ar estão presentes em uma grande quantidade de residências e locais de trabalho. “É um equipamento essencial para muitas pessoas, mas requer um cuidado constante”, destacou Galba Nogueira.

De acordo com o engenheiro, os fungos, bactérias e ácaros podem ser difundidos no ar, caso o aparelho não esteja limpo. “Isso pode comprometer a saúde das pessoas, especialmente em indivíduos que tenham problemas respiratórios e alérgicos”, ressaltou.

Galba Nogueira lembrou que, em ambientes como escritórios, os filtros dos aparelhos devem ser limpos semanalmente e devem passar por uma limpeza completa a cada três meses. “No caso de unidades de saúde, os filtros devem ser limpos diariamente e a limpeza completa deve ser executada mensalmente”, destacou.

Ambientes climatizados exigem a elaboração de um plano de manutenção para operação e controle. “O tema é regulado pela portaria 3.523 de agosto de 1998, lançada pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], que garante a qualidade do ar de interiores e a prevenção de riscos à saúde dos ocupantes dos ambientes climatizados”, reforçou. Já é Noticia //



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News