20/04/2024 04:58:55

Saúde
09/02/2017 12:36:43

5 sinais de que você pode estar com problemas na tireoide


5 sinais de que você pode estar com problemas na tireoide
Figura Ilustrativa

Você sabe onde fica sua tireoide? Esse nome nada simpático está ligado à glândula que fica na parte na frente de seu pescoço, próxima a base do pescoço. Encontrou a sua aí?

 

E, embora muita gente tenha vivido até agora sem tomar consciência de sua tireoide, a verdade é que este pequeno pedaço de seu corpo é responsável pelo bom desenvolvimento de boa parte de seu metabolismo. Aliás, são os hormônios produzidos por esta glândula que fazem seu organismo ficar mais acelerado ou mais lento, sabia?

 

Claro que não é o caso de todo mundo, mas muita gente não consegue perder peso, engorda sem motivo ou tem problemas de saúde motivados pelo mau funcionamento da tireoide. Quando ela produz menos hormônio, por exemplo, o nome dado ao problema é hipotireoidismo e ele, sozinho, consegue fazer um bom estrago em seu corpo.

 

Somente o tratamento com um médico endocrinologista é capaz de fazer com que uma pessoa se cure do problema ou que consiga uma boa qualidade de vida novamente. No entanto, até chegar ao consultório médico, as pessoas precisam identificar sinais de que há algo errado consigo mesmas e é exatamente isso que vamos ajudar você a reconhecer hoje.

 

Confira 5 sinais de que você pode estar com problemas na tireoide:

 

Pode parecer impossível, mas essa glândula que está no seu pescoço produz hormônios que influenciam na ação das catecolaminas, substâncias que estão ligadas ao funcionamento do intestino. Quando a produção dos hormônios cai, a ação das catecolaminas cai e o intestino fica devagar, causando prisão de ventre.

 

Este também podem ser sinais de que sua tireoide não anda bem. Isso porque o hormônio produzido por esta glândula interfere também diretamente no humor e, quando em baixa, causa apatia, cansaço, letargia, e outros sintomas que podem ser confundidos com tristeza.  Com relação aos quadros depressivos, especialistas explicam que, com o metabolismo mais lento, o sistema nervoso também fica abalado.

 

Embora não dormir o suficiente faça muito mal à saúde, como você já viu aqui, um dos sintomas mais característicos do hipotireoidismo, problema na tireoide que interfere na produção hormonal. Segundo especialistas, o excesso de sono e a sensação constante de cansaço acontecem porque o organismo fica mais lento com a falta dos hormônios da tireoide.

 

4. Unhas fracas, pele ressecada, queda de cabelo

Mudanças no corpo como essas nem sempre indicam problemas na alimentação ou falta de cuidados pessoais. Problemas na tireoide interferem na produção de proteínas, componente decisivo na formação das unhas, dos cabelos e, claro, da pele.

 

5. Ganho de peso

Ganho de peso repentino, entre 3 kg a 5kg, sem alterar em nada sua alimentação ou estilo de vida; ou dificuldades em perda de peso podem também ser sinal de problemas na tireoide. Com a queda na produção dos hormônios da tireoide, o metabolismo fica mais lento, o que, embora não cause um ganho de peso muito substancial, mas interfere diretamente no emagrecimento.

E, falando em hormônios, você deveria conferir ainda: . <>Segredos do Mundo // R7



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News