A partir de fevereiro deste ano, o Brasil ganhará uma nova
operadora de telefonia celular: os Correios. Sim, a estatal terá uma operadora
móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês), que mira o público das classes C e D
e aposta na alta capilaridade dos serviços da empresa, com 12 mil agências,
para alavancar a distribuição.
O plano vem de longa data. O primeiro registro de que os
Correios tinham o interesse em tornar-se uma MVNO é de 2014, com a
autorização do Ministério das Comunicações para que a empresa começasse a operar
desta forma. A proposta é aproveitar a força da marca dos Correios para
alcançar 1 milhão de usuários até o fim do ano.
Como MVNO, os Correios não terão infraestrutura própria. A
estatal fechou acordo com a empresa EUTV, também conhecida pelo nome fantasia
Surf Telecom, para prestação do serviço. Curiosamente, a Surf também é uma
MVNO, que usa a infraestrutura da TIM para operar nacionalmente.
Os Correios prometem simplicidade e clareza na forma como
prestam seu serviço. Uma pesquisa da empresa diz que a maioria do público não
confia nas companhias, e que não vê clareza sobre como seus créditos são
gastos. O objetivo é deixar muito claro quantos gigabytes de dados, quantos
minutos de chamadas e quantas mensagens SMS estão inclusas no plano contratado.
A empresa também aposta em sua marca, vista como uma das instituições mais
confiáveis do Brasil ao lado da família e do corpo de Bombeiros, de acordo com
Ara Minassian, coordenador do projeto.
A ideia inicialmente é vender apenas planos pré-pagos, e
tanto os chips quanto as recargas poderão ser compradas nas agências pelo
Brasil. Mais detalhes devem ser revelados em fevereiro, quando ocorrerá o
lançamento do serviço. <> Uol (Facebook - Via
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