19/04/2024 03:58:40

Politíca Alagoas
16/01/2017 14:30:39

Eleição de 2018 já move articulações politicas


Eleição de 2018 já move articulações politicas
Foto Ilustrativa

Os políticos com mandato se esquivam de falar sobre 2018. Mas o fato é que as articulações já começaram. Este ano é pré-eleitoral e a próxima disputa por votos, a primeira após a crise política que resultou no impeachment da presidente Dilma Rousseff, será ferrenha, sobretudo em Alagoas. O Estado, agora, além do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), conta com dois ministros de Michel Temer (PMDB): Maurício Quintella (PRB), dos Transportes, e Marx Beltrão (PMDB), do Turismo. Isso significa mais alagoanos com grande influência direta em Brasília e, por consequência, no Estado e nos municípios.

Duas vagas para o Senado estarão em jogo. Renan Calheiros e Benedito de Lira, se quiserem renovar o status de senadores, terão que passar pelo crivo das urnas. E não devem estar sozinhos na empreitada. Os ministros alagoanos, o ex-governador e ex-senador Teotônio Vilela Filho (PSDB), além do deputado federal Ronaldo Lessa (PDT), já tiveram os nomes ventilados para compor a lista de opções. Tantos concorrentes já deixaram em alerta Renan Calheiros que, segundo a coluna Radar On-line, da Veja, na próxima segunda-feira deve se reunir com Maurício Quintella para tentar acertar os ponteiros, tudo indica que a pedido de Temer.

“O cenário é bastante complexo”, considera a cientista política Luciana Santana. “Renan ainda é um homem forte do PMDB nacional e em Alagoas. Ele vai investir pesado nas eleições. As chances de ele ganhar vão depender de seus concorrentes”, explicou. Renan Calheiros é senador desde 1995 e este ano finaliza o seu terceiro mandato. É do mesmo partido que o ministro Marx Beltrão, cuja família, a exemplo do chamado “Clã dos Calheiros”, amplia cada vez mais seu poder na “Terra dos Marechais”. Deputado federal de primeiro mandato, Marx conquistou o cargo de ministro e conseguiu eleger parentes para cinco prefeituras (Feliz Deserto, Jequiá da Praia, Coruripe, Penedo e Piaçabuçu), além de aliados sem Beltrão no sobrenome, a exemplo de Júlio César, em Palmeira dos Índios. Com o seu apoio, em outubro passado, o

nanico PSD elegeu oito prefeituras em Alagoas. <> Gazeta de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 28
Notícias Agora
Google News