18/04/2024 15:45:45

Comportamento
15/01/2017 14:52:00

Você é um introvertido ou um narcisista disfarçado?


Você é um introvertido ou um narcisista disfarçado?
Foto Ilustrativa

Você já deve ter conhecido alguém que adora comentar sobre como é introvertido. Mas a que ponto esse papo sobre introversão passa da linha e começa a virar uma preocupação exagerada com a própria característica? Pois cientistas sabem que muitos introvertidos são, na verdade, narcisistas disfarçados - foi até cunhado um termo para essa característica psicológica: o narcisista 'encoberto'.

 

Pense em alguém que acredita que está sempre sendo subestimado, que acha que suas qualidades incríveis vão permanecer sem serem notadas - mas que não fica falando isso a todos os que conhece. Normalmente, narcisistas encobertos levam as coisas para o lado pessoal, especialmente críticas, e ficam ressentidas quando outras pessoas falam com elas sobre outros problemas.

 

O psicólogo Jonathan Cheek criou alguns marcadores para identificar narcisistas encobertos. Quanto mais você concordar com esses tópicos, maiores são as chances de você ser um deles: 

 

- Eu fico muito preocupado com meus interesses e, com frequência, esqueço de me preocupar com outros.

- Acho meu temperamento diferente da maioria das outras pessoas.

- Quando entro em uma sala cheia de gente eu sinto que todos os olhos estão sobre mim e fico com vergonha. 

 

Cheek afirma que o último item, especialmente, é uma fantasia narcisista. "Quem é você e porque todos estariam te olhando? Isso é acreditar que o mundo está prestando mais atenção a você do que provavelmente está". Se você olhar o teste completo de Cheek (em inglês), vai perceber que muitos itens podem ser relacionados à introversão. Isso porque se você for introvertido são grandes as chances de ser narcisista (embora essa relação não seja verdadeira em todos os casos). Entenda desta forma: nem todos os introvertidos são narcisistas, mas todos os narcisistas disfarçados são introvertidos E narcisistas. 

 

Apesar da característica não ser muito conhecida, há estudos sobre ela desde a década de 1930. Ela só não figura em mais pesquisas por ser mais difícil de ser identificada do que o narcisismo comum. É mais caracterizada por paranóia do que por uma personalidade chamativa. Faz com que a pessoa seja mais arrogante, porém mais desconfiada - somo se não estivesse sendo tratada da forma que merece o tempo todo. Como George Costanza, de Seinfeld. Mas, claro, alguns psicólogos argumentam que todos os narcisistas são vulneráveis, de certa forma. Afinal, são pessoas viciadas em se sentirem especiais. 

 

Em um estudo feito com 600 pessoas, Cheek percebeu que narcisistas introvertidos e extrovertidos têm duas coisas em comum: eles são arrogantes e têm ideias fantasiosas sobre sua grandiosidade. No entanto, enquanto narcisistas extrovertidos podem ser bons líderes, não há muitos lados bons em se ser um narcisista introvertido.

Você se identificou com o narcisista disfarçado? Há algumas coisas que você pode fazer para amenizar a característica: fazer coisas das quais você gosta, em vez de fazer coisas que te façam aparecer. Ter responsabilidade sobre suas ações. Na prática, minimizar o ego e se conectar com o resto do mundo. E se você tem crises de ansiedade social também, saiba que treinar o olhar para fora de si pode ajudar a perceber que nem tudo é sobre você. <> Revista Galileu

 

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News