23/04/2024 10:53:16

Tecnologia
12/01/2017 09:51:25

Conheça a nova estrutura mais forte e leve da face da Terra


Conheça a nova estrutura mais forte e leve da face da Terra
Estrutura mais leve e resistente do mundo

Não é novidade que o carbono pode se tornar um material bem forte quando rearranjado da forma certa. O grafeno está aí para provar. Porém, o que antes era conhecido como o material mais forte e leve da Terra agora tem um concorrente.

 

Ao fundir pequenos pedaços de grafeno em uma estrutura geométrica em forma de malha, engenheiros do MIT descobriram que o material não só continua forte, como também poroso. Assim, baseando-se em experimentos com modelos feitos com impressora 3D, os pesquisadores concluíram que este novo material é mais forte do que o grafeno — e é 10 vezes mais forte do que o aço, com apenas 5% de sua densidade.

Com isso, os cientistas resolvem um dos principais problemas do grafeno, que é conhecido por ser bastante fino e ter propriedades elétricas únicas, mas que dificilmente pode ser trabalhado em 3D.

“É possível usar a forma geométrica que descobrimos com o grafeno ou com outros materiais, como polímeros e metais”, afirmou Markus Buehler, coordenador do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do MIT. “Na verdade, você pode substituir o material por qualquer coisa. A geometria é o fator predominante.”

A descoberta pode ajudar não apenas em construções de larga escala como pontes, mas também em sistemas de filtração, por conta de sua porosidade. Revista Galileu //

 

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News