11/01/2017 08:05:49 Geral | São José da Laje

São José da Laje ganha Cisp nesta quarta feira dia 11 de Janeiro




Em solenidade que contará com a presença do governador Renan Filho, do prefeito Bruno Rodrigo Valença de Araújo, do secretário de Segurança Pública de Alagoas cel. Lima Junior, autoridades judiciárias, legislativas, executivas e militares da região da Mata além de convidados e a comunidade lajense, será inaugurado na cidade de São José da Laje prevista para acontecer as 10:00 horas de hoje o Cisp (Centro Integrado de Segurança Pública) que é um órgão destinado ao funcionamento da Delegacia distrital de Policia Civil e da Policia Militar (2ª Cia. da Policia Militar do 2º BPM)).

 

A cerca de três anos passados, atendendo solicitação do MP o Juiz da Comarca Dr. José Alberto Ramos decretou a interdição judicial da delegacia tida como insalubre pela falta de estrutura que obrigava os presos e os policiais civis que ficavam expostos a precariedade sanitária, a umidade no inverno e a falta de espaço e estrutura para os trabalhos policiais. A decisão judicial fez com que todos os presos no município fossem encaminhados a 11ª DRP sediada em União dos Palmares que também apresenta deficiências a exemplo de carência de carceragem feminina.

 

Sensível com a situação estrutural e de trabalho considerados caóticos das policias no município (a Cia da PM funciona em um prédio comercial desativado alugado e a Delegacia da Policia Civil em uma casa residencial adaptada para delegacia sem carceragem), o governo estadual entendeu também que  São José da Laje é município fronteiriço com o Estado de Pernambuco o que atrai dezenas de criminosos que praticam delitos como roubo e trafico de drogas os quais migram para o município e para a região pela facilidade de acesso e são em sua maioria foragidos da Justiça daquele estado.

 

São José da Laje dista 110 quilômetros de Maceió e é servida pela BR-104 atualmente em excelente estado de trafegabilidade; tem uma população estimada no ano passado pelo IBGE de 24.140 mil habitantes quase dois mil a mais que em 2010 quando somente contava com 22.686 moradores; sua área territorial medida em quilômetros quadrados é 256,637. O gentílico (ou nome das pessoas nascidas no município) é lajense. A cidade é conhecida como ‘Princesa da Mata Alagoana’. Seus filhos são pessoas pacatas e a maioria delas trabalha na agricultura plantando e colhendo cana de açúcar para a Usina Serra Grande um dos sustentáculos econômicos do município.

 

O município Já revelou nomes famosos na musica, na cultura, da literatura e em diversos ramos de atividades. A cidade margeia o Rio Canhoto que é um rio interestadual e afluente do Rio Mundaú ambos com nascentes em Pernambuco nas cidades de Canhotinho e Garanhuns que banham diversas cidades da região. É conhecida internacionalmente pela gentileza, educação e acolhimento dos seus filhos para com os visitantes e conterrâneos ausentes.

 

O padroeiro dos católicos é São José para o qual foi construída uma das mais belas obras de arte sacra do interior do Estado, a Igreja Matriz de São José. Existem templos de outras religiões por toda cidade e na zona rural. As principais fontes de renda do município tem origem na agricultura e pecuária além de dezenas de estabelecimentos comerciais. A cidade também dispõe de um segmento do Exercito Brasileiro conhecido como ‘Tiro de Guerra’. Tribuna União // Tina Paz (Colaboradora)



MAIS FOTOS



NOTÍCIAS RELACIONADAS


Hotel Emiliano em São Paulo
20/01/2017 20:10:03 Geral | Lava Jato
Hotel de morto em acidente com Teori seria local de troca de propina

Uma delação do dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa, revela que o hotel do amigo do ministro Teori Zavascki - também morto no acidente de avião da quinta-feira (19) - seria usado como ponto de encontro de políticos investigados.   Em d...



Divulgação
20/01/2017 20:07:38 Geral | Alagoas Educação
Matrículas de novatos da rede estadual inicia na quarta-feira (25)

Após a efetivação da pré-matrícula online, onde puderam escolher até três opções de escolas, é chegada a hora de pais ou responsáveis confirmarem a matricula dos novatos da rede pública estadual. Entre os dias 25 e 27 de janeiro, eles dev...



Min istro visita TRE em Maceió
20/01/2017 20:05:35 Geral | Alagoas
No exercício da Presidência do STJ, ministro Humberto Martins se reúne com desembargadores eleitorais

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Eustáquio Soares Martins, atualmente no exercício da Presidência do órgão, se reuniu com os desembargadores eleitorais que integram o Pleno do Tribunal Regional Eleitora...



Senai em Maceió
20/01/2017 20:04:13 Geral | Curso do Senai
Senai oferta curso para área com carência de profissionais em Alagoas

Procuram-se operadores de processos cerâmicos, em Alagoas. No Estado, há vagas para estes profissionais na indústria do setor, porém, faltam profissionais no mercado. Esses especialistas definem a qualidade matéria-prima das cerâmicas, identifi...



20/01/2017
Visitas: 63593843
Visitas De Hoje: 21910


ENQUETE

Quais são no seu entendimento as principais carências da comunidade palmarina?
Total de votos: 119


Tribuna União 2007 - 2017
© Copyrigth - atribunadeuniao@gmail.com
site desenvolvido por: Lincoln Luiz - lincolnluiz.com@gmail.com