Em breve: Agência Tribuna União de Notícias

08/01/2017 11:09:58 Alagoas | Especiais

Governo concede isenção do IPVA a motocicletas cinquentinhas




O Governo de Alagoas ampliou as isenções do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Agora, as motocicletas até 50 cilindradas, popularmente chamadas de cinquentinhas, tiveram a alíquota do imposto reduzida de 2,5% para 0%.

 

O benefício foi definido pela Lei nº 7.862/2016, publicada no Diário Oficial no dia 31 de dezembro de 2016 e que também traz a redução das alíquotas de motocicletas e automóveis de acordo com a potência, tornando o imposto mais barato, como já anunciado pelo governo no dia 02 de janeiro.

 

Além das cinquentinhas, a isenção do IPVA já é válida para motocicletas utilizadas no desempenho de atividades de moto táxi; para automóveis utilizados como táxi e para automóveis destinados a transporte complementar intermunicipal de passageiros.

 

No caso do mototáxi, o veículo deve estar registrado como categoria aluguel e pertencer a profissional autônomo habilitado, dentro dos parâmetros da legislação que disciplina o transporte público de passageiros. Para o transporte complementar, a categoria aluguel também é necessária, além de cadastro na Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal).

A isenção também engloba automóveis de proprietários deficientes físicos, visuais, mentais e autistas. Este tipo de isenção está condicionado à comprovação, por laudo de avaliação médica exigido na legislação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cópia da nota fiscal referente às adaptações emitidas pelo Conselho Nacional de Trânsito, além de laudo ou declaração que ateste as adaptações feitas no veículo.

 

Redução de alíquotas

Com menores alíquotas do IPVA para 2017, a Lei n 7.892 busca reduzir custos para os alagoanos proprietários de veículos, iniciativa que, segundo o secretário especial da Receita, Fabrício Santos, foi motivada pelo alcance de uma situação mais consistente em relação ao cenário encontrado em 2015, quando a nova gestão assumiu o governo.

 

“Na época, fizemos alterações nas alíquotas do IPVA para garantir o equilíbrio fiscal em 2016. Depois de um diagnóstico em nossas contas estaduais de 2016, a gente teve condições de reduzir o IPVA para dar mais facilidade ao contribuinte”, justificou.

 

As alíquotas ganham reduções que variam entre 0,25% e 0,75% e que representam economia significativa ao bolso dos alagoanos quando somadas à redução média do valor venal dos veículos, calculada em -4,1%.

O calendário 2017 para regularização do imposto tem início em fevereiro para as placas 1 e 2. No mesmo mês também é possível realizar o pagamento em cota única com 10% de desconto, benefício válido para todas as placas. Após o prazo, os alagoanos devem seguir o calendário padrão de acordo com o final da placa, sem a incidência do desconto. Primeira Edição //

 

 

 


NOTÍCIAS RELACIONADAS


Foto Ilustrativa
26/12/2016 12:14:18 Alagoas | Alagoas
Tarifas de transporte intermunicipal sofrem reajuste; o percurso União-Maceio custa R$ 13,50. veja preços

Os usuários das linhas de transporte intermunicipal em todo o estado começaram a pagar tarifas mais altas nesta segunda-feira (26). O aumento autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal) é de 13,65% e ocorreu a pedido do Sind...



Central de Flagrantes em Arapiraca
25/12/2016 13:58:37 Alagoas | Arapiraca
Presos fogem da Central de Policia de Arapiraca

Cinco presos que estavam recolhidos a um dos xadrezes da Central de Policia Civil em Arapiraca no bairro Baixão conseguiram na manhã deste domingo (25) dia de Natal forçarem as grandes e ganharem a liberdade.   Na cela estavam recolhidos 14 ...



Naildete Brandão
25/12/2016 04:02:37 Alagoas | Maceió
Mulher de Maceió está desaparecida desde da última terça-feira (20)

Está desaparecida, desde a última terça-feira (20), Naildete Brandão de Carvalho Souza, conhecida como Nal. Segundo informações com amigos de sua família, ela saiu de casa, mas garantiu que voltaria sem demora.   Nal reside no Conjunto ...



Acusados foram detidos em operação conjunta
23/12/2016 17:18:40 Alagoas | Alagoas
Polícia apreende mais de meio milhão de reais em drogas em Alagoas

Uma operação realizada pelas forças de segurança do estado de Alagoas, coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, resultou na prisão de várias pessoas e apreensão de quase R$ 500 mil em entorpecentes. Batizada de Operação ...



24/02/2017
Visitas: 64534389
Visitas De Hoje: 13911


ENQUETE

Se a eleição fosse hoje qual seria seu candidato a governador?
Total de votos: 356


Tribuna União 2007 - 2017
© Copyrigth - atribunadeuniao@gmail.com