27/04/2024 00:48:11

União dos Palmares
03/01/2017 22:22:03

Lixão de União incendeia novamente na noite desta segunda feira e comunidade volta a sofrer


Lixão de União incendeia novamente na noite desta segunda feira e comunidade volta a sofrer
Incêndio no lixão: o cotidiano de uma comunidade sofrida

Um novo incêndio está em andamento desde a noite desta segunda feira (02) na Fazenda ‘Camaratuba’ a menos de 2 quilômetros do centro de União dos Palmares o que evidencia um dos primeiros problemas a ser resolvido pela ‘nova’ administração da dupla dinâmica Dr. Areski Freitas/empresário José Alfredo.

 

Com histórico extenso de incêndios em sua maior parte de origem criminosa o local por ser em área literalmente urbana (é inclusive cercada por chácaras e muito próxima de uma Granja administrada por pernambucanos) o problema se arrasta por muitos anos sem que até agora nenhum prefeito ou autoridade do meio ambiente de Alagoas tenha se manifestado.

 

Os reclamos são muitos pelo mau odor que exala, pela densa nuvem de fumaça puluida e pela inconveniência do que ali é depositado: lixo hospitalar se mistura ao domestico e as pessoas inclusive menores fazem do ‘lixão’ um meio de sobrevivência. É comum o registro de menores acompanhados ou não de seus pais catando lixo para comer ou comercializar as sobras que ali são depositadas.

 

Quando prefeito na gestão que sucedeu José Pedrosa, o atual prefeito Dr. Areski Freitas do PMDB ainda tentou junto aos órgãos ambientais uma solução para o problema que se perdeu com o tempo e mais uma vez a população ficou relegada a segundo plano.

 

Os incêndios, segundo entendidos, têm origem na combustão (uma espécie de gás inflamável que se acumula no local onde o llixo é depositado e requer seja removido constantemente para se dispersar, porém, sem a interferência do governo do município – o que deve acontecer agora que o vice prefeito tem uma empresa de construção e várias maquinas inclusive tratores.

 

Enquanto os órgãos ambientais não tomam a iniciativa de ao menos interditar o lixão pra forçar a aquisição de um terreno apropriado, o município (cuja secretaria de Obras é desaparelhada) vai ter de recorrer a empresas particulares. Seria uma ótima oportunidade de mostrar agradecimento a população e o vice prefeito não cobrar o serviço de remoção do lixo com suas máquinas próprias. Tribuna União //

 

 

 

 

 

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News