25/12/2016 04:17:57 Brasil | Politica

Na TV, Temer ignora o tema corrupção e fala que país derrotará crise




O presidente Michel Temer usará rede nacional de rádio e TV na noite deste sábado (24), véspera de Natal, para dizer que "muito já foi feito" em seu governo e para prometer derrotar a crise econômica em 2017, apesar de as projeções oficiais apontarem piora do cenário.

 

O texto da fala gravada, que deve ir ao ar às 20h30, foi divulgado antecipadamente pelo Palácio do Planalto.

Concentrando quase toda a sua fala em questões econômicas, o presidente não abordou o tema corrupção. Ele é citado por pelo menos três delatores da Odebrecht por supostas práticas ilegais. Temer nega qualquer irregularidade.

No pronunciamento, o presidente disse que "2017 será o ano em que derrotaremos a crise" e que o Natal do ano que vem será "muito melhor do que este".

"Tenho trabalhado, dia e noite, para fazer as reformas necessárias para que o país saia dessa crise e volte a crescer", disse, destacando seus pouco mais de 100 dias de mandato como titular. Ele assumiu definitivamente no lugar de Dilma Rousseff em 31 de agosto deste ano, após o processo de impeachment que retirou a petista do cargo.

Em relatório divulgado nesta semana, porém, o Banco Central reduziu de 1,3% para 0,8% a expectativa para o crescimento da economia brasileira no ano que vem.Falando em "transmitir mensagem de renovada esperança", Temer exaltou a atuação do Congresso durante a sua gestão, com aprovação de medidas consideradas essenciais pelo governo. Destacou, por exemplo, a aprovação da lei que limita gastos públicos pelos próximos 20 anos.

"Ampliamos em mais de R$ 8 bilhões o orçamento da saúde, área para a qual não pouparei recursos". Com a PEC do Teto, porém, haverá nos anos posteriores redução de gastos no setor em relação ao que se projetava antes da medida.

Também citou a "lei que moraliza e dá transparência à administração das estatais, mencionando a nova lei de licitação. Ainda entre as medidas mencionadas no pronunciamento, está a aprovação da reforma do Ensino Médio.

O presidente ressaltou ainda a reforma da Previdência, que o governo enviou há algumas semanas ao Congresso, segundo ele, "para que sua sagrada aposentadoria esteja garantida agora e no futuro".

Temer afirmou ter "perfeita consciência dos problemas do país e da missão" que recebeu ao assumir a Presidência. "Os brasileiros pagam muitos impostos e pouco recebem em troca. Meu desafio é desburocratizar o Estado e melhorar a qualidade da administração pública. É o que chamo de democracia da eficiência".

Em sua fala, o presidente disse que "a inflação caiu e voltou a ficar dentro da meta, o que vai colocar um freio na carestia que você sente no supermercado". Relatório do Banco Central divulgado nesta quinta (22) diminuiu a projeção de inflação neste ano para 6,5%, exatamente o teto da meta de inflação.

Ainda de acordo com Temer, o desemprego irá recuar e "os juros estão caindo e cairão ainda mais". Ele se refere à Selic, a taxa básica de juros, que recuou de 14,25% para 13,75% nos últimos meses. Mas os juros do rotativo do cartão de crédito e do cheque especial bateram recorde em novembro. Neste final de ano o governo divulgou um plano em que promete reduzir à metade os juros do rotativo, mas a medida ainda depende de regulamentação pelo Conselho Monetário Nacional.

Quase ao final, Temer lembrou Dom Evaristo Arns, ícone progressista da igreja, que morreu em 14 de dezembro. "A esperança foi seu lema, a coragem sua marca. Coragem e sentimento de esperança não me faltarão. Chegaremos em 2018 preparados e fortes para avançar ainda mais".

O presidente encerrou o pronunciamento em cadeia nacional com um pedido ao brasileiros para que acreditem no Brasil. "Vamos juntos reconstruir o nosso país." Com informações da Folhapress.

 

 


NOTÍCIAS RELACIONADAS


A esposa teria sido conivente com a morte do embaixador
30/12/2016 19:55:49 Brasil | Rio de Janeiro
Polícia acredita que embaixador grego foi morto em crime passional

A Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense pediu, nesta sexta-feira (30/12), a prisão preventiva de quatro suspeitos pela morte do embaixador grego no Brasil, Kyriakos Amiridis. Segundo a polícia do Rio de Janeiro, o corpo encontrado carboniza...



Daniel é pessoa bastante conhecida em União
30/12/2016 12:14:59 Brasil | Pernambuco
Segurança do ex-governador Manoel Gomes de Barros, sargento Daniel foi baleado por assaltantes em Palmeirina – Pernambuco

Na tarde de ontem quando se deslocava da cidade de Correntes para a cidade de Palmeirina no Estado de Pernambuco na garupa de uma motocicleta de um primo cuja identidade não foi revelada, o sargento da PM Daniel de Almeida Costa conhecido como ‘Da...



Carros alugados seguiam para Brasilia e não seriam devolvidos
30/12/2016 09:33:17 Brasil | Sergipe
Estelionatários são presos em Sergipe com veículos de luxo alugados em Alagoas

Cinco pessoas foram presas, nesta quinta-feira, 29, na cidade de Cristinápolis, em Sergipe, acusadas de alugar veículos de luxo em Maceió/AL e tentar levar ao Distrito Federal sem a intenção de devolvê-los à locadora alagoana.   Se...



'Galeguinho' foi preso em Pernambuco
21/12/2016 07:41:32 Brasil | Pernambuco
Foragido da Justiça de AL é preso com armas e carro roubado em PE

Um homem foragido da Justiça alagoana, identificado como Adriano Leite da Silva, o “Galeguinho”, de 29 anos, foi preso esta semana com armas e um carro roubado. A prisão aconteceu na cidade de Garanhuns, em Pernambuco. De acordo com a PM de Pe...



21/01/2017
Visitas: 63608508
Visitas De Hoje: 12088


ENQUETE

Quais são no seu entendimento as principais carências da comunidade palmarina?
Total de votos: 126


Tribuna União 2007 - 2017
© Copyrigth - atribunadeuniao@gmail.com
site desenvolvido por: Lincoln Luiz - lincolnluiz.com@gmail.com