21/12/2016 07:58:31 Meio Ambiente | Meio Ambiente

Verão no Hemisfério Sul começa nesta quarta-feira (21)

Estação começa as 8,44 da manhã desta quarta feira



Solstício de Verão começa às 8h44 desta quarta; temperaturas devem se manter na média em grande parte do País e mais altas no Norte e Nordeste.

O verão começa às 8h44 desta quarta-feira (21). É nessa hora que o Sol vai atingir o seu ponto mais distante do Equador celeste no Hemisfério Sul, dando início à estação mais quente do ano na porção austral do planeta – na parte norte, começa o inverno.

 

"No início dessa estação ocorre o dia mais longo do ano: o Solstício de Verão. É como se o Sol, ao chegar ao ponto mais distante, fizesse uma parada para retornar", explica a pesquisadora da Coordenação de Pesquisa em Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional (ON), Josina Nascimento.

 

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), as temperaturas devem se manter na média histórica em grande parte do País. Nas regiões Norte e Nordeste, por outro lado, elas podem ser maiores.

 

Com relação à ocorrência de chuvas, os satélites apresentam baixa visibilidade na maior parte do território brasileiro que inclui as Regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte. "A previsão de precipitação das chuvas deve ficar acima da faixa normal para o sul e abaixo para o norte da Região Norte e Nordeste", explica a pesquisadora do Cptec/Inpe, Renata Tedeschi.

 

Quanto ao calor, Renata adverte que o verão só é excepcionalmente em algumas pates do País. "Só é válido para as Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Nas demais regiões, as temperaturas médias são muito próximas durante todo ano", explica.

 

Estações do ano

Cada estação é definida pela posição da Terra em sua órbita em torno do Sol e pela inclinação do eixo de rotação do planeta. A depender da posição em relação ao astro, determinadas porções do globo ficam mais quentes ou frias.

 

O horário e o dia do início das estações variam a cada ano porque o chamado ano civil da Terra não é idêntico ao período de translação do planeta, de aproximadamente 365 dias e 6 horas.

 

"A cada quatro anos, ocorre o ano bissexto, com 366 dias, para compensar essa defasagem. Assim, pode-se observar que o instante do início da estação vai aumentando de cerca de seis horas de um ano para outro, mas com o  bissexto esse horário volta a ser próximo do que era no ano bissexto anterior, como em um ciclo", explica Josina Nascimente. Fonte: Portal Brasil, com informações do Mcti //

 


NOTÍCIAS RELACIONADAS


Quase mil municipios já decretaram emergência
30/12/2016 09:39:09 Meio Ambiente | Seca no Brasil
Quase 20% dos municípios entram 2017 em estado de emergência

999 municípios, dos 5.570 existentes no país, vão virar o ano com decretos de anormalidade reconhecidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Isto quer dizer que quase 20% dos prefeitos eleitos vão assumir cidades&...



Foto Ilustrativa
25/12/2016 14:05:08 Meio Ambiente | Seca no Nordeste
Em 3 anos, seca severa no Nordeste causa prejuízo de R$ 103,5 bilhões

O prejuízo da seca calculado no Nordeste nesses três anos é equivalente à soma do PIB (Produto Interno Bruto) de 2013 --dados mais recentes do IBGE-- dos Estados de Alagoas, Piauí e Sergipe. Somadas, as riquezas desses Estado...



Foto Ilustrativa
12/12/2016 07:10:45 Meio Ambiente | Meio Ambiente
Sudão pode ser primeiro país a se tornar inabitável devido a mudanças climáticas

As mudanças climáticas estão se tornando uma ameaça cada vez mais grave para a humanidade, podendo causar a devastação de regiões inteiras por escassez de água e alimentos. A informação é da Agência Sputnik. Os cientistas continuam alert...



Foto Ilustrativa
10/12/2016 09:35:25 Meio Ambiente | Meio Ambiente
Chuvas de janeiro não serão suficientes para diminuir estiagem em AL, afirma meteorologista

O verão ainda está no início, mas o calor e a estiagem tanto no Sertão, quanto no Agreste, assusta os alagoanos. Com altas temperaturas, sensação térmica de até 40°, tendência de chuva abaixo da normalidade, deixando o abastecimento de águ...



20/01/2017
Visitas: 63591141
Visitas De Hoje: 19208


ENQUETE

Quais são no seu entendimento as principais carências da comunidade palmarina?
Total de votos: 116


Tribuna União 2007 - 2017
© Copyrigth - atribunadeuniao@gmail.com
site desenvolvido por: Lincoln Luiz - lincolnluiz.com@gmail.com