Pelo terceiro ano
consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove a campanha
Dezembro Laranja. Diante da chegada do verão, a proposta é conscientizar a
população sobre a necessidade do combate e prevenção do câncer de pele.
Para participar, basta acessar o site da
campanha e compartilhar o conteúdo nas redes sociais, utilizando as hashtags
#dezembrolaranja e #controleosol. Também é possível alterar a foto de perfil no
Facebook e no Twitter usando o aplicativo da campanha.
De acordo com a Sociedade de Dermatologia, o
diagnóstico precoce do câncer de pele é fundamental para o sucesso do tratamento.
A campanha reforça, portanto, a necessidade das chamadas atitudes
fotoprotetoras de fácil execução no dia a dia do brasileiro.
Monumentos iluminados
Diversos pontos turísticos e monumentos em todo
o país ganharam iluminação especial com a cor da campanha em pontos centrais
das cidades no intuito de reforçar que o câncer da pele pode ser prevenido.
No Rio de Janeiro, o Bondinho Pão de Açúcar foi
o primeiro monumento a abraçar a causa. No último dia 1º, além de se “vestir”
de laranja, o local recebeu artistas, médicos e outros convidados para o
lançamento da campanha, que contou com a presença da bateria da Escola de Samba
Portela.
O Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, a
Pinacoteca Benedicto Calixto, em São Paulo, a Ponte Newton Navarro, no Rio
Grande do Norte e o estádio Beira Rio, no Rio Grande do Sul também se uniram no
combate ao câncer da pele durante o Dezembro Laranja.
Super Protetor
O mascote Super Protetor é a estrela de um
desenho animado lançado pela SBD para disseminar o Dezembro Laranja de forma
descontraída e consciente a adultos e crianças. Ele tem como armas de proteção
capa, óculos escuros e protetor solar, além de um relógio para avisá-lo qual o
melhor horário para tomar banho de sol.
O desenho aborda situações do cotidiano e
reforça a necessidade de fotoproteção no dia a dia, principalmente entre
crianças e adolescentes. A entidade alerta que os efeitos nocivos do sol estão
diretamente relacionados a intensidade da exposição solar desde a infância,
sendo cumulativos e irreversíveis.
Cenário
Em 2016, a SBD, junto com o DataFolha, divulgou
pesquisa inédita que imprime a radiografia do hábito de exposição solar do
brasileiro. O estudo traz dados considerados alarmantes pelos dermatologistas:
- 106 milhões de brasileiros se expõem ao sol de
forma intencional nas atividades de lazer – 70% da população acima de 16 anos
- 63% dos brasileiros não usam protetor solar no
seu dia a dia
- 6 milhões de brasileiros adultos (mais de 4%
da população) não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina,
cachoeira, banho de rio ou lago
Dados do Instituto Nacional de Câncer estimam
que, em 2016, foram contabilizados cerca de 176 mil novos casos de câncer da
pele não melanoma no Brasil. Os principais tipos de câncer registrados no país
são os de pele não melanoma (para ambos os sexos), o de próstata e o de mama.
Já a Organização Mundial da Saúde prevê que, no
ano 2030, haverá no mundo 27 milhões de casos novos de câncer, com 17 milhões
de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior
efeito desse aumento incidirá em países Já é Notícia //