No período de 1º de julho a 30 de setembro deste ano, a ANS recebeu 16.043 reclamações de natureza assistencial em seus canais de atendimento
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspende, a partir
de hoje (9), a comercialização de 69 planos de saúde de 11 operadoras em razão
de reclamações sobre a cobertura assistencial, como negativas e demora no
atendimento. A medida faz parte do Programa de Monitoramento da Garantia de
Atendimento.
Resultados
No período de 1º de julho a 30 de setembro deste ano, a ANS
recebeu 16.043 reclamações de natureza assistencial em seus canais de
atendimento. Desse total, 13.956 queixas foram consideradas para análise. São
excluídas reclamações de operadoras que estão em portabilidade de carências,
liquidação extrajudicial ou em processo de alienação de carteira.
No universo avaliado, 90,4% das reclamações foram resolvidas via
Notificação de Intermediação Preliminar.
Os 69 planos de saúde suspensos, juntos, somam cerca de 692 mil
beneficiários. Estes clientes, de acordo com a agência, continuam a ter a
assistência regular a que têm direito e ficam protegidos com a medida, uma vez
que as operadoras terão que resolver os problemas assistenciais para que possam
receber novos beneficiários.
Das 11 operadoras com planos suspensos, uma já tinha planos
suspensos no período anterior e dez não constavam na última lista de
suspensões. Paralelamente, oito operadoras poderão voltar a comercializar 22
produtos que estavam impedidos de serem vendidos.
“Isso acontece quando há comprovada melhoria no atendimento aos
beneficiários. Das oito operadoras, sete foram liberadas para voltar a
comercializar todos os produtos que estavam suspensos, e uma teve reativação
parcial”, informou a ANS.
A suspensão dos planos é preventiva e perdura até a divulgação do
próximo ciclo. Além de terem a comercialização suspensa, as operadoras que
negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$
250 mil. Com informações da Agência Brasil // Notícias ao Minuto.