Em Abril: Seremos 'Agência Tribuna União' - Aguardem!

05/12/2016 17:20:36 Brasil | Brasil

PF faz buscas na casa de ministro do TCU e de ex-presidente da Câmara




A polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta segunda-feira (5), com apoio da Procuradoria Geral da República (PGR) e da Receita Federal, mandados de busca e apreensão na casa do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e do deputado federal Marco Maia (PT-RS), ex-presidente da Câmara. Os dois são investigados desde maio pela Operação Lava Jato.

 

Os mandados de busca e apreensão para coleta de provas foram autorizados pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Vital e Maia são suspeitos de terem cobrado propinas de fornecedores da Petrobras para blindá-los e impedir suas convocações na CPI mista do Congresso Nacional que, em 2014, investigava as suspeitas de irregularidades na estatal do petróleo.

 

Em maio, Teori havia autorizado a abertura de um inquérito para investigar o envolvimento dos dois na Lava Jato com base na delação premiada do senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido-MS).

 

No pedido de abertura de inquérito, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, alegou que os fatos narrados por Delcídio indicam crimes de concussão (crime praticado por funcionário público) ou corrupção passiva.

 

A assessoria de Vital do Rêgo informou ao G1, às 9h50, que o ministro do TCU só vai se posicionar oficialmente sobre os mandados de busca e apreensão no momento em que ele "entender" exatamente o que aconteceu.

 

O G1 entrou em contato com a assessoria de Marco Maia, mas até a última atualização desta reportagem ainda não havia obtido resposta.

 

À época em que teria cobrado uma espécie de "pedágio" de empreiteiros, Vital ainda ocupava uma cadeira no Senado e presidia, simultaneamente, duas CPIs criadas no Legislativo para investigar as denúncias contra a Petrobras.

Uma das comissões era formada exclusivamente por senadores e tinha como relator o ex-senador Gim Argello (PTB-DF), que foi condenado a 19 anos de prisão pela Lava Jato sob acusação de cobrar propina para barrar a convocação de empresários na CPI da Petrobras. Ele está preso desde abril em Curitiba.

 

A outra Comissão Parlamentar de Inquérito presidida por Vital do Rêgo era mista – composta por deputados e senadores – e tinha como relator o deputado Marco Maia. É justamente para esclarecer se os dirigentes dessa CPI também cobraram propina de empreiteiros que o STF autorizou os mandados de busca e apreensão cumpridos nesta segunda-feira.

 

Vital do Rêgo abandonou a vida parlamentar e passou a ocupar uma cadeira no TCU no final de 2014, enquanto ainda presidia as duas CPIs, em uma cota reservada a indicações do Senado. Ligado ao grupo político comandado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ele tinha mandato de senador até 2019.

 

Dos nove ministros do TCU, três são indicados pelo presidente da República, três pela Câmara dos Deputados e três pelo Senado. O Tribunal é um órgão de controle externo, auxiliar do Congresso Nacional. G1 //


NOTÍCIAS RELACIONADAS


Aposentado cola grau na Bahia
25/03/2017 18:51:35 Brasil | Bahia
Após aposentadoria, idoso de 81 anos conclui 3º curso superior na Bahia

Aos 81 anos e com muita disposição, Valter Ferreira concluiu a terceira graduação no ensino superior, que foi iniciado após a aposentadoria. O idoso, que já era formado em duas graduações, Turismo e Metodologia de Ensino, se formou também em...



Ministra fala a respeito de pronunciamento do senador Renan Calheiros
26/10/2016 11:15:58 Brasil | Brasil
Ministra Cármen Lúcia pede respeito após Renan chamar juiz de 'juizeco'

Notícias ao Minuto //   A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia, abriu a sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta terça-feira (25), pedindo harmonia entre os poderes Legislativo, Execu...



Câmara dos Deputados em Brasilia
04/10/2016 01:27:29 Brasil | Brasil
Eleição de apenas 8 deputados para prefeituras reflete desgaste, dizem analistas

Agência Brasil //   A eleição, em primeiro turno, de apenas oito dos 71 deputados federais que se candidataram a prefeituras em todo o país reforça os sinais de desgaste do cenário político, segundo especialistas ouvidos pela Agên...



Vereadora era conhecida como 'Maria Duca'
12/07/2016 12:16:01 Brasil | Pernambuco
Vereadora de Olivença morre em acidente de trânsito em PE

Uma vereadora de Olivença morreu nas primeiras horas desta terça-feira (12) durante um acidente de trânsito ocorrido no município de Ouricuri (PE).   As primeiras informações apontam que a edil Maria Francisca de Menezes, a ‘Maria Duc...



30/03/2017
Visitas: 65550838
Visitas De Hoje: 13475


ENQUETE

Você concorda com a Setorização das feiras livres em União?
Total de votos: 383


Tribuna União 2007 - 2017
© Copyrigth - atribunadeuniao@gmail.com