25/04/2024 14:15:59

União dos Palmares
30/11/2016 16:48:50

Escola Antonio Gomes encerra as comemorações do Mês da Consciência Negra em União dos Palmares


Escola Antonio Gomes encerra as comemorações do Mês da Consciência Negra em União dos Palmares
Equipe: 'Conscieência do Dever Cumprido'

Neste dia 29 a escola Municipal Dr. Antonio Gomes de Barros, situada em Rocha Cavalcante, zona rural de União dos Palmares, realizou a culminância do projeto: ‘Formando A Consciência Colorida: Zumbi Resgate Diário da Nossa Identidade’.

 

Esse é o segundo ano que a escola realiza o evento. Ano passado, o projeto contou apenas com uma exposição de desenhos afros feitos pelos estudantes e coordenado pelo professor José Marcelo. 

 

Esse ano com o apoio  da diretora geral Verônica Cândido e das coordenadoras Cleonice da Silva e Sandra Viera e da participação dos professores, Quitéria Rocha, Jussan Gonçalves e Maria de Fátima foi possível acrescentar outras atividades como: dança afro, recital de poesia, capoeira, street dance, desfile da mais bela negra, música, teatro e os belos desenhos afros. "Temos múltiplos talentos na escola e daremos continuidade ao projeto nos próximos anos, o evento tem a cara da cultura palmarina" disse o professor Jussan Gonçalves.

 

Tanto a direção quanto a coordenação destacaram em suas falas a questão do povo negro escravizado que tanto contribuiu para o país com seu trabalho, bem como a nossa miscigenação. Durante 3 horas a comunidade escolar aplaudiu as apresentações dos alunos e dos convidados que vieram da Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte, para uma apresentação especial, alguns ex-estudantes, da Escola Antonio Gomes. 

 

O belíssimo painel de Zumbi dos Palmares, que veio da Escola Municipal Filomena Medeiros, abrilhantou ainda mais o evento. 

 

Em União dos Palmares, na  Serra da Barriga, mais de 25 mil escravizados fugiram para viver seus sonhos de liberdade junto com seus irmãos.

 

No último dia 20 de novembro o Brasil comemorou o Dia da Consciência Negra, a data em homenagem ao líder negro Zumbi dos Palmares, símbolo maior da resistência dos negros contra a escravidão.

 

A cidade de União dos Palmares reserva o mês de novembro para celebrar além de Zumbi, outros líderes que lutaram anos pela liberdade e igualdade do povo trazido do continente africano para trabalhar no Brasil e em diversos países mundo afora. Blog JMarcelo Fotos

 

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News