19/04/2024 11:12:45

União dos Palmares
14/11/2016 14:01:11

Multidão vai às ruas de União dos Palmares em demonstração de fé no V Despertar Jovem


Multidão vai às ruas de União dos Palmares em demonstração de fé no V Despertar Jovem
Missa foi concelebrada pelos parócos da região

Uma multidão de jovens foi às ruas de União dos Palmares, na tarde deste domingo (13), expressando a fé católica. As paróquias da Área do Vale do Mundaú promoveram o V Despertar Jovem com Missa, arrastão, louvor e apresentações.


Reunidos no Ginásio de Esportes Governador Manoel Gomes de Barros, os jovens participaram de um louvor com o Ministério de Música Nova Jericó, de Marechal Deodoro. Uma apresentação do Grupo Adonai, de Murici, também atraiu os olhares dos participantes.


A Missa foi presidida pelo padre André Paiva, administrador da Paróquia Nossa Senhora da Graça, de Murici, e coordenador do Vale do Mundaú. Concelebraram os padres Élcio Silveira (União), Josemildo Santos (Laje), Valdo Omena (Ibateguara), Lourenço Júnior (Rocha Cavalcante) e Juraci Carlos (Nilton Pereira).


Durante a homilia, o padre André Paiva, refletindo o tema do evento "Jovem, levanta-te e anda", destacou a importância dos jovens diante do desafio de resgatar outros que estão numa realidade distante da paz. "A nossa região vive uma onda de violência  ridícula que tem como principal vítima a juventude. Há jovens sendo mortos constantemente e escravos das drogas. O que podemos fazer?" questionou. "Por onde passarmos, assim como neste arrastão de hoje, devemos levar o amor de Deus aos que não o conhecem e trazê-los para a Luz".


O sacerdote falou ainda sobre a juventude como protagonista no meio social: "O jovem é desacreditado, muitas vezes, até na família, mas é preciso que ele testemunhe a fé: levantar, não ficar parado, fugir da hipocrisia, ser um jovem de caráter e não seguir um caminho só por que o outro seguiu". "Sejamos jovens da Luz e vamos construir um novo mundo de amor e paz", afirmou o padre.


O arrastão, com animação musical no trio elétrico, saiu pelas ruas até a Praça Basiliano Sarmento. Os louvores e a alegria contagiaram até quem observava o evento durante o percurso. A Banda Imagem e Semelhança, de Bom Conselho (PE) animou os fiéis com um repertório eclético, do forró ao axé.


Em frente a Matriz de Santa Maria Madalena, outra atração finalizou o Despertar Jovem. A Banda Celestine promoveu um momento de oração, emocionando o público. A emoção tomou conta, também, quando foi anunciada a próxima sede do evento. A Área Pastoral Nossa Senhora de Lourdes recebeu a imagem de São João Paulo II, sendo escolhida para acolher a juventude em 2017.


Para o padre Élcio Salviano, da Paróquia de Santa Maria Madalena, que sediou o evento, o Despertar foi um momento de graça. "Foi uma alegria acolhermos as caravanas. É o Vale do Mundaú  reunindo sua juventude para adorar a Deus e sendo motivo de inspiração para toda Arquidiocese buscar meios de expressar a fé", disse o sacerdote.


O universitário José Alves, de Santana do Mundaú e participante de todas edições do Despertar Jovem, expressou em uma rede social o seu sentimento após o evento. "De fato a juventude vem despertando: sabemos que é difícil combater o pecado, mas é preciso lutar todos os dias", falou. "Foi lindo de ver o arrastão pelas ruas. Que os jovens conheçam os grupos da Igreja e participem, principalmente, da Santa Missa".


O evento

O Despertar Jovem foi idealizado pelos grupos Vicentinos Jovens, JSUC e PJMP da Paróquia Senhora Sant’Ana, de Santana do Mundaú. A primeira edição aconteceu em 2009. O segundo evento foi realizado em 2014 com um arrastão católico pelas ruas da cidade. Já na terceira edição, com o apoio do arcebispo dom Antonio Muniz, o Despertar Jovem aconteceu mais uma vez em Santana do Mundaú, mas como um evento da Área do Vale do Mundaú. Em 2015, quem sediou foi a Paróquia São José em São José da Laje, com uma multidão de jovens em momentos de louvor e oração.

Por: Thiago Aquino / Pascom Vale do Mundaú

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News