29/03/2024 06:58:11

Curiosidades
08/10/2016 07:02:15

Tudo o que você precisa saber sobre a babosa, a 'planta da imortalide


Tudo o que você precisa saber sobre a babosa, a 'planta da imortalide
Ilustração

Revista Galileu //

 

Há indícios de que ela era recomendada por Aristóteles como curativo aos soldados de Alexandre, o Grande. Marco Polo também a descreveu como o remédio preferido da corte chinesa contra dor de barriga.

 

A Aloe vera, também conhecida no Brasil como babosa, é uma suculenta planta empregada há mais de 5 mil anos para fins medicinais. Tida como a “planta da imortalidade” no Antigo Egito, ela é famosa pelaspropriedades analgésicas, regenerativas e antioxidantes, além de ser altamente nutritiva: a polpa das folhas, mesmo com 95% de água, é rica em vitaminas e minerais e contém 20 dos 22 aminoácidos existentes.

 

Apesar de ser um ingrediente importante de loções dermatológicas, cosméticos e produtos de higiene, a babosa não é unanimidade. Em 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, importação e comercialização de bebidas e alimentos à base da planta, alegando que não há provas de que a sua ingestão seja segura. A medida visa proteger a população de transtornos a longo prazo. Além do risco de câncer, ainda pouco estudado, é sabido que essa salada pode dar um piriri daqueles...



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News