26/04/2024 18:06:00

União dos Palmares
03/10/2016 08:58:42

União dos Palmares elege seu novo prefeito que está com os direitos políticos cassados


União dos Palmares elege seu novo prefeito que está com os direitos políticos cassados
Dr. Areski Freitas foi reconduzido ao cargo de Prefeito de União dos Palmares

Tribuna União // (Dados da Uol)

 

Um universo de 43.042 eleitores inscritos na 21ª Zona Eleitoral (União dos Palmares e Santana do Mundaú a quarta maior do estado) União dos Palmares escolheu neste domingo dia 02 de Outubro de 2016 entre os candidatos do PSOL agropecuarista Carlos Leão, advogado Areski Freitas (PMDB) e o pecuarista Eduardo Pedroza (PMN) seu novo mandatário após uma das mais movimentadas campanhas da história politica da cidade.

 

O escolhido foi o ex-prefeito do município, o advogado natural de Murici Areski Freitas Dâmara de Omena Freitas com 17817 do PMDB. O atual prefeito Eduardo Pedroza do PMN foi o segundo colocado com 39.44% ou 12.734 votos e finalmente, Carlos Leão do PSOL obteve 5,37% dos votos, ou 1.734 sufrágios.

 

A História da Eleição 


Eduardo Pedroza está no exercício do mandato em substituição ao médico Carlos Alberto Baia (de quem se elegeu vice) afastado segundo a Justiça Eleitoral, por irregularidades administrativas. Equilibrado, sereno, porém sem muita experiência administrativa escolheu para sua assessoria pessoas identificados com os problemas da terra. Teve bem pouco tempo para ‘arrumar a casa’ porém a equipe escolhida deu bem o recado, conseguiu pagar os funcionários em dia, deu outro aspecto paisagístico a cidade e readquiriu a confiança do comercio além de reiniciar diversas obras paralisadas.

 

Não tomou nenhuma medida antipopular nem perseguiu seus antagonistas políticos. Fez o trivial e adquiriu em pouco tempo a simpatia do eleitorado.

 

José Carlos Leão já foi candidato outras três vezes e em nenhuma delas obteve êxito. Não é comprometido com nenhum grupo politico, exerce uma vida simples e sua principal fonte de renda é o comercio da pecuária. Exerceu cargos de importância na administração passada, porém nunca foi escolhido para administrar sua terra natal. É funcionário estadual e segundo suas palavras ‘sonha com uma União melhor, igual para todos e com oportunidade principalmente para a juventudea’.

 

O ex-prefeito Areski Freitas foi, por imposição do empresário João Lyra (de cuja empresa, Lajinha foi advogado trabalhista) candidato a vice-prefeito na chapa do irmão de Eduardo Pedroza, José Pedroza falecido subitamente no exercício do mandato. Assumiu em um mês agosto – dois meses antes da eleição - e aproveitando o sentimento da comunidade que se ressentia da morte prematura do seu líder, se elegeu quando teve uma administração entre altas e baixas. Com este currículo, ganhou a eleição deste dia 02 com 17.817 ou 55.19% dos votos validos.

 

Cometeu injustiças e alguns deslizes administrativos, o maior deles, segundo o Tribunal de Justiça de Alagoas lhe rendeu uma condenação de 5 anos e a perda dos direito políticos, portanto, sua inelegibilidade. O argumento aceito pela Justiça teria sido fraude na Merenda Escolar. Foi condenado inicialmente na Comarca de União dos Palmares, em segunda instancia (TJ), e agora, aguarda decisão do Tribunal Regional Eleitoral, podendo ainda recorrer ao STJ em Brasilia caso seja confirmada sua sentença.

 

Dos eleitores inscritos para votar ontem, a Justiça Eleitoral registrou em branco  2,14%;  Nulos 2.500 (7%) e Válidos 30.239 ou 85,7% votos.

Foram eleitos os 15 Vereadores para a Câmara Municipal de União dos Palmares, dos quais nove são estreantes:

Caju PPS – 369; Wellington PSL – 412; Maria de Tutu PSL – 487; Fabian Holanda PTB - 630; Macarrão da Barra PT do B – 742 ; Zé Lourenço PSDC – 751; Dé Moto Taxi PPS 771; Raphael Pedrosa PMB – 878; Elvinho PV – 898; Manoel Messias PSDC – 1003; Tita PDT – 1004; Sandro Jorge SD – 1011; Almir Belo PDT – 1144; Bruno Lopes PP 1312; Jailson Vicente do PMDB foi reeleito sendo o candidato mais votado com 1.336 votos;



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News