29/03/2024 12:32:58

Alagoas
25/09/2016 11:08:57

Viagem no tempo: conheça as cidades históricas de Alagoas


Viagem no tempo: conheça as cidades históricas de Alagoas
Serra da Barriga em União dos Palmares

Alagoas 24 Horas // Agência Alagoas

Ao longo dos anos, Alagoas sempre ocupou um lugar importante no contexto histórico do País. Inicialmente, associamos o lugar ao sol constante, às praias paradisíacas e de águas mornas e, também, as suas inúmeras lagoas. Porém, uma das melhores pedidas é visitar as cidades históricas. Elas têm muito a contar.

 

Marechal Deodoro

 

Marechal foi a primeira capital de Alagoas, tendo, inclusive, ostentado esse nome antes da existência do Estado. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Muito provavelmente o nome da cidade não soa estranho aos ouvidos. Marechal Deodoro da Fonseca foi o proclamador da República e o primeiro presidente do Brasil e, exatamente por isso, a cidade teve seu nome alterado de Alagoas da Lagoa do Sul, recebe o nome do seu mais ilustre filho.

 

A cidade é bastante conhecida pela sua riquíssima arquitetura, presente em museus, igrejas e outras construções históricas que nos levam a séculos passados, em uma verdadeira viagem no tempo. São verdadeiros livros de história em concreto.

 
A cultura também é marcante por lá. O pastoril e as baianas transmitem a alegria do folclore;  as orquestras filarmônicas, as bandas de pífanos e o músico Nelson da Rabeca conquistam pela música. Além da paradisíaca praia do Francês, pertencente ao município, Marechal é banhada pelo maior complexo lagunar do Brasil; é onde as lagoas Manguaba e Mundaú se unem. A maior ilha lacustre do país fica na cidade, a Ilha de Santa Rita.

 

Penedo

Às margens do rio São Francisco, Penedo é umas das mais belas e antigas cidades do Brasil. Por volta de 1560, uma expedição capitaneada por Duarte Coelho chegou ao Velho Chico e deu origem ao povoado que, posteriormente, foi elevado à categoria de Vila de São Francisco.


Às margens do rio São Francisco, Penedo é umas das mais belas e antigas cidades do Brasil. Por volta de 1560, uma expedição capitaneada por Duarte Coelho chegou ao Velho Chico e deu origem ao povoado que, posteriormente, foi elevado à categoria de Vila de São Francisco.

 

Piranhas

 
Caso você venha a visitar Piranhas, prepare os ouvidos (e os olhos também) para escutar diversas histórias. A cidade foi palco de um dos maiores acontecimentos da história do Brasil: a emboscada a o grupo de cangaceiros de Lampião, e exposição, em praça pública, das cabeças de Virgulino Ferreira da Silva, Maria Bonita e mais nove cangaceiros. Parte da história do município e do cangaço está guardada no Museu do Sertão, localizado na antiga Estação Ferroviária.

 

A Usina Hidrelétrica de Xingó, a segunda do Brasil, foi construída na década de 80 e se tornou um grande atrativo turístico. As águas represadas formam um imenso lago, favorecendo passeios de saveiros e catamarãs entre os imponentes e belos cânions. O povoado de Entremontes também faz parte do município e é famoso nacionalmente pelo artesanato rico em formas e pontos.

 

União dos Palmares

 

 Chegamos, finalmente, à União dos Palmares, ou Terra da Liberdade como é conhecida. União é, sem dúvida alguma, uma das cidades mais importantes da história, não apenas do Brasil, mas, também, do mundo. Foi lá que mais de 30 mil negros lutaram, unidos, em busca de liberdade e de igualdade social.  O maior e mais expressivo quilombo do Brasil foi instalado no município.

 

O Quilombo dos Palmares foi liderado pelo guerreiro Zumbi, que lutou até morrer pelo sonho da liberdade, em 1695. A Serra da Barriga, abrigo dos fugitivos da escravatura, foi tombada pelo IPHAN em 1986.

 

O Parque Nacional de Zumbi e o Memorial Quilombo dos Palmares foram construídos inspirados na arquitetura africana, retratando toda a história de um solo considerado sagrado. Próxima a União, fica a comunidade de Muquém, que abriga cerca de 50 famílias que representa a essência da cultura afrobrasileira.

 

Galeria




Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News