29/03/2024 05:51:43

Leitura de Domingo
25/09/2016 11:04:31

Veja como o divórcio afeta a saúde


Veja como o divórcio afeta a saúde

Notícias ao Minuto //

Divórcio é uma das palavras de ordem desta semana. Depois do mundo ter quase tremido com o fim do mítico casal Brangelina, não faltam especialistas e entendidos em relações que querem comentar a importância de saber dizer ‘não’ e para todas as consequências que o fim de um compromisso pode trazer.

 

Colocar um ponto final em um matrimônio não é uma decisão fácil de tomar, mas, em alguns casos, pode ser o único caminho a seguir - tanto pelo bem do casal quanto pelo dos filhos que possam existir.

 

Entretanto, é importante ter consciência de que se trata de uma drástica mudança na vida de duas pessoas e que isso pode ter algum tipo de implicação na saúde.

 

Como explica à revista Health a psicóloga Elizabeth Lombardo, “as emoções negativas que acompanham o divórcio, como a tristeza, a ansiedade, o receio e a sensação de sobrecarga, são um espelho do estresse que existe no corpo” e que é causado pela forma como a separação afeta a pessoa não só a nível físico, como emocional.

 

Mas, quando a separação é mais complicada e difícil de aceitar, “o estresse crônico tem efeitos adversos em cada um dos órgãos e sistemas do nosso corpo”, podendo até colocar a saúde em risco. 

Um estudo levado realizado pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health salienta que não é apenas o coração que fica ‘despedaçado’, a saúde é afetada de outras formas e uma separação pode desencadear condições crônicas, como a diabetes, e a problemas de mobilidade.

 

A mente também sofre com todo o processo de divórcio e com a incapacidade de se estar perante o/a ex-companheiro/a, duas situações que aumentam o risco de depressão e de aumento de estresse (algo que, por si só, faz aumentar a pressão sanguínea, enfraquece o sistema imunológico e condiciona a capacidade do organismo reagir a agentes inflamatórios).

 

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News