28/03/2024 07:22:53

Politica
25/09/2016 11:05:54

5 dicas para votar direito nestas eleições


5 dicas para votar direito nestas eleições
Ilustração

Revista Galileu //

Convidamos o professor da UFRJ Jairo Nicolau, autor do livro História do Voto no Brasil, para falar sobre o que devemos ficar atentos na hora de escolher os próximos candidatos que vão nos representar:

 

1.Não anule o voto. Circula na internet uma informação que sustenta que se 50% dos eleitores anularem o voto o pleito é impugnado. Essa informação é falsa e provavelmente deve ter animado muita gente a anular o voto nas últimas eleições. Por mais que estejamos desanimados com a qualidade dos representantes e desconfiados dos partidos, é bom lembrar que, após os votos serem contados, todas as cadeiras da Câmara Municipal serão ocupadas e alguém estará governando a sua cidade por quatro anos.

 

2. Acompanhe os últimos debates na televisão. Os debates são um momento privilegiado para conhecer um candidato a prefeito fora da “estufa” do horário eleitoral. Lá eles têm que mostrar conhecimento sobre a cidade, reagir a provocações e mostrar que estão bem preparados ocuparem seus cargos. Se chegar próximo ao dia da eleição na dúvida, não deixe de assistir ao debate final entre os candidatos de sua cidade.

 

3. Busque informações sobre a arrecadação e os gastos de campanha. Esta é a primeira eleição, depois de 20 anos, em que empresas estão proibidas de doar para partidos e candidatos. A Justiça Eleitoral e algumas organizações estão fazendo um enorme esforço para saber como os candidatos estão arrecadando e gastando. Candidatos que prestam contas online, que discriminam seus gastos e que fazem campanhas relativamente baratas devem ser valorizados. Entre no site do seu candidato e veja como ele tem tratado do assunto.

 

4. Leia o material de campanha dos candidatos. No Brasil, os candidatos não costumam dar muita atenção aos programas. Tradicionalmente, as cidades são inundadas com santinhos com a foto e o número do candidato (alguns não colocam nem o partido). Neste cenário, os candidatos que dedicaram seu tempo a escrever algumas propostas para gestão da cidade ou listaram as suas prioridades de atuação legislativa demonstram respeito pelos eleitores.

 

5. Peça sugestão de nomes a amigos que acompanham a política. Alguns de nossos conhecidos têm mais interesse na política do que nós. Muita gente chega ao dia da eleição sem aindater escolhido um candidato. Se as eleições se aproximam e você ainda está na dúvida em quem votar, peça dicas aos seus amigos que estão mais envolvidos com a política.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News