Em breve: Agência Tribuna União de Notícias

24/09/2016 07:47:04 Polícia | Politica

Prefeitos têm de garantir serviços básicos




Agência Senado //

 

A eleição municipal pode não ocupar nos noticiários do país o mesmo espaço dado às disputas pela Presidência da República ou por uma vaga no Senado, mas ganha a dianteira em relevância quando o foco é o cotidiano do cidadão.

Caberá a prefeitos e vereadores que serão eleitos no dia 2 de outubro garantir a prestação de serviços públicos aos habitantes de 5.568 municípios brasileiros, o que inclui oferta de creches e escolas de ensino fundamental, serviços de saúde e também saneamento básico, abastecimento de água, transporte urbano, limpeza pública e pavimentação de ruas, entre outras atribuições.

 

O desafio, no entanto, será conseguir executar todas essas tarefas em meio a uma acentuada queda de receitas, especialmente nas transferências de recursos pelos estados e pela União para os municípios, e ao comprometimento do orçamento com o pagamento de salários de servidores das prefeituras.

 

Para o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, é insustentável o desequilíbrio na distribuição de tributos, quase todos arrecadados nas cidades, mas que acabam retidos pelos governos estaduais e pela União.

 

— Os municípios estão dilacerados e a proposta de contenção de gastos do governo federal ajuda a enterrar ainda mais as prefeituras — protesta o líder municipalista.

 

Realidade local

 

Aos cerca de 144 milhões de eleitores brasileiros, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caberá atenção na escolha de candidatos mais bem preparados e, principalmente, no acompanhamento e na fiscalização da ação do prefeito e dos vereadores eleitos, que na esfera local representarão os brasileiros até 2020.

 

Senadores que já enfrentaram o desafio de chefiar uma prefeitura, como Simone Tebet (PMDB-MS) e Fernando Bezerra (PSB-PE), recomendam aos eleitores que busquem entre os candidatos aqueles com maior conhecimento da realidade local e com propostas concretas para solucionar os problemas do dia a dia.


NOTÍCIAS RELACIONADAS


Drogas que foi apreendida pela policia
30/12/2016 09:36:20 Polícia | Tráfico em Maceió
Falso taxista que locava carro para o tráfico é detido com 14 quilos de maconha

Um homem foi detido na noite da quinta-feira (29) com 17 tabletes de maconha, totalizando 14 quilos da droga, dentro de um táxi interceptado no bairro do Jacintinho. O acusado conduzia uma Parati branca, de placa NMO-5894, quando foi flagrado com a ...



Figura para Ilustração
30/10/2016 12:21:46 Polícia | Polícia
Insetos retirados de corpos já ajudaram polícia a elucidar 48 crimes

Nada como um inseto para testemunhar um assassinato. Ele é a fonte mais confiável para dizer quando a vítima morreu, em que local o crime aconteceu e até se drogas e algum tipo de veneno foram, eventualmente, utilizados no ato. E tudo o que ele p...



Ex-presidente Luiz Inacio da Silva
14/10/2016 01:03:47 Polícia | Politica
Lula se torna réu em ação sobre obras em Angola

Agência www.dw-world.de/brazil //   A Justiça Federal em Brasília aceitou nesta quinta-feira (13/10) uma denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tornando-o réu pela terceira vez em processos relacionados à Operação ...



Senador alagoano Renan Calheiros
05/10/2016 12:59:21 Polícia | Politica
Empreiteira: Senador Renan Calheiros é denunciado e será julgado no STF

Melhor Notícia // G1   O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) irá para julgamento no plenário da Corte. A liberação veio através do ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) em uma denúncia apresentada pel...



23/03/2017
Visitas: 65341519
Visitas De Hoje: 20352


ENQUETE

Você concorda com a Setorização das feiras livres em União?
Total de votos: 311


Tribuna União 2007 - 2017
© Copyrigth - atribunadeuniao@gmail.com