20/04/2024 07:03:18

Solidariedade Humana
18/03/2016 14:56:18

Com apenas 23% do estoque mínimo necessário, Hemoal apela por doações


Com apenas 23% do estoque mínimo necessário, Hemoal apela por doações
Ilustração

Mais uma vez o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) volta a registrar estoque de sangue crítico. Isso porque, às 14h desta quinta-feira (17), o órgão contava com apenas 69 bolsas de sangue, o que representa 23% do estoque mínimo necessário, que deveria ser de 300 unidades.

 

Para se ter ideia da situação crítica, o estoque de sangue do Hemoal contava com apenas um bolsa de sangue O Negativa, que é doador universal e pode ser transfundido para qualquer paciente em caso de necessidade. Mas as demais tipagens sanguíneas também estão deficitárias, sendo a B Negativa (1), A Negativa (4), B Positiva (4), AB Positiva (2) e AB Negativa (0).

 

"Voltamos a registrar redução drástica do número de doações de sangue e temos que estabilizar o estoque, porque estamos às vésperas de um fim de semana e próximos do feriado da Páscoa. Por isso apelamos para que os doadores voluntários possam comparecer ao Hemoal e, àqueles que nunca doaram sangue, decidam praticar este gesto solidário, que pode salvar até quatro vidas", apela a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

 

Quem pode doar

É imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos de idade e no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original deles.

 

Além desses pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Quanto às gestantes e lactantes, não é permitida a doação.

Postos de doação

As doações de sangue podem ser realizadas na sede do Hemoal Trapiche, situada na Rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, durante os sábados.

Também é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h.

Coleta externa 

E nesta sexta-feira (18), a Unidade Móvel do Hemoal realiza coleta externa no Colégio Santíssimo Senhor, no Conjunto José Tenório, bairro Serraria. A ação acontece das 8h às 16h e qualquer pessoa que atenda aos pré-requisitos pode se candidatar à doação voluntária de sangue. Diário de Arapiraca



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News