Em Abril: Seremos 'Agência Tribuna União' - Aguardem!

18/02/2016 13:01:00 Brasil | Brasil

Com o fim da greve, médicos do INSS irão realizar perícias atrasadas




 

O governo federal assinou nesta quarta-feira (17) com a Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP) dois termos de acordo – salarial e de reposição – que asseguram o final efetivo do movimento grevista e a recuperação do trabalho perdido. O compromisso estabelece o atendimento de todas as perícias médicas não realizadas desde o início da greve, em 4 de setembro do ano passado, e a reposição das horas não trabalhadas nas agências do INSS.

Em contrapartida, o governo, além de suspender novos cortes de ponto, fará a devolução dos valores descontados. A reposição das horas não trabalhadas ocorrerá em até seis meses.

 

O termo de acordo resultante da negociação salarial tem vigência por quatro anos e estabelece reajuste de 27,9% em quatro parcelas. A primeira será paga em agosto, no percentual de 5,5%. As demais, nos percentuais de 6,99%, 6,65% e 6,31%, sempre no mês de janeiro, em 2017, 2018 e 2019.

 

O acordo, segundo o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, tem como principal característica a previsibilidade, ou seja, como vale até 2019, existe a garantia de que não haverá mais paralisação dos peritos do INSS nos próximos quatro anos.

 

“Foi uma negociação difícil, uma greve longa. Mas concluímos dentro dos parâmetros econômicos e salariais que o governo julgava razoáveis, considerando os limites impostos pelas questões fiscais e orçamentárias”, destacou o secretário. “E o mais importante é que é um acordo longo. Esperamos que a partir de agora, o segurado, o cidadão que busca as agências do INSS, tenha regularidade e qualidade no seu atendimento”.

 

A principal reivindicação dos médicos – redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais, sem perda de remuneração – será tratada no âmbito de comitê gestor a ser criado para apresentar uma proposta de reestruturação da carreira de Perito Médico Previdenciário e da carreira de Supervisor Médico-Pericial.

 

O comitê terá composição paritária entre representantes da ANMP e do governo federal. Tratará, também, de questões como desenvolvimento das carreiras e progressão, entre outras. O resultado será consolidado em proposição legislativa a ser enviada ao Congresso Nacional.

 

Atendimento

O termo de reposição assinado hoje tem como objetivo garantir o restabelecimento do atendimento ao cidadão nas agências do INSS em todo o País. Durante os 165 dias da greve, estima-se que 1,3 milhão de perícias médicas deixaram de ser realizadas.

 

Mesmo depois que os médicos anunciaram, em meados de janeiro, a volta ao trabalho “em estado de greve”, o atendimento vinha ocorrendo de forma parcial. Daqui para a frente terá de ser totalmente normalizado.

De acordo com o Portal Brasil, o INSS se encarregará de entrar em contato com os segurados para reagendar a perícia, como explica a presidente do INSS, Elisete Berchiol: “Nós vamos, a partir de agora, com a nossa rede de atendimento, organizar as agendas, ampliar o número de vagas de perícias médicas. E entraremos em contato, pelo telefone 135, com os nossos segurados, para que fiquem sabendo da nova data agendada em que devem comparecer para fazer a perícia”. Notícias ao Segundo

 


NOTÍCIAS RELACIONADAS


Aposentado cola grau na Bahia
25/03/2017 18:51:35 Brasil | Bahia
Após aposentadoria, idoso de 81 anos conclui 3º curso superior na Bahia

Aos 81 anos e com muita disposição, Valter Ferreira concluiu a terceira graduação no ensino superior, que foi iniciado após a aposentadoria. O idoso, que já era formado em duas graduações, Turismo e Metodologia de Ensino, se formou também em...



05/12/2016 17:20:36 Brasil | Brasil
PF faz buscas na casa de ministro do TCU e de ex-presidente da Câmara

A polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta segunda-feira (5), com apoio da Procuradoria Geral da República (PGR) e da Receita Federal, mandados de busca e apreensão na casa do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-senador Vital d...



Ministra fala a respeito de pronunciamento do senador Renan Calheiros
26/10/2016 11:15:58 Brasil | Brasil
Ministra Cármen Lúcia pede respeito após Renan chamar juiz de 'juizeco'

Notícias ao Minuto //   A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia, abriu a sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta terça-feira (25), pedindo harmonia entre os poderes Legislativo, Execu...



Câmara dos Deputados em Brasilia
04/10/2016 01:27:29 Brasil | Brasil
Eleição de apenas 8 deputados para prefeituras reflete desgaste, dizem analistas

Agência Brasil //   A eleição, em primeiro turno, de apenas oito dos 71 deputados federais que se candidataram a prefeituras em todo o país reforça os sinais de desgaste do cenário político, segundo especialistas ouvidos pela Agên...



30/03/2017
Visitas: 65550887
Visitas De Hoje: 13524


ENQUETE

Você concorda com a Setorização das feiras livres em União?
Total de votos: 383


Tribuna União 2007 - 2017
© Copyrigth - atribunadeuniao@gmail.com