11/08/2015 16:56:04 Utilidade Pública | Utilidade Pública

Serviços e benefícios do INSS podem ser obtidos pelo 135 e Internet




Apesar da paralisação dos servidores do INSS, alguns serviços e benefícios podem ser obtidos pelo cidadão, através da Central de Atendimento 135 e pela Internet(www.previdencia.gov.br). Alguns benefícios podem ser requeridos por esses canais, como o auxílio-doença. Nesse caso, o segurado só comparece a agência selecionada no dia de fazer a perícia médica.

 

Outros benefícios, tais como o salário-maternidade e a pensão por morte (para dependentes de segurado que estava aposentado ou recebia auxílio-doença) também podem ser solicitados pelo telefone 135 e pela Internet. Nessas solicitações o segurado deve levar a documentação na unidade do INSS, dentro do prazo de 30 dias, para a conclusão do seu requerimento.

 

Quem já está de auxílio-doença pode fazer os pedidos de prorrogação e de reconsideração desse benefício pela Central 135 e Internet.

 

Por esses canais, o cidadão pode ter acesso à maioria dos serviços previdenciários, como obter informações, fazer inscrição, consultar as perícias médicas agendadas, os processos de concessão, revisão e recursos, calendário de pagamento, além dos documentos necessários para o requerimento dos benefícios.

 

Outros serviços disponíveis é a atualização de endereço e o cálculo da Guia da Previdência Social em atraso. Também pode ser obtido pela Internet a carta de concessão da aposentadoria e demais benefícios e o extrato de pagamento, que é o comprovante de renda.

 

O agendamento para requerimentos de aposentadorias, auxílio-reclusão, salário-maternidade e benefício assistencial continuam sendo realizados pela Central 135 e Internet.

 

A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita, quando feita de um telefone fixo ou público. De aparelho celular é cobrada tarifa local. Após as 22h e aos domingos, o canal remoto funciona apenas para atendimento eletrônico.

 

Perícia médica – As agências da Previdência Social em Alagoas não paralisaram o atendimento de perícia médica. Portanto, os segurados que estão com perícia médica agendada devem comparecer a agência indicada, no dia e hora previstos, conforme agendamento.

 

Quem estava com perícia agendada e não compareceu, porque acreditava que a agência estava fechada, deve comparecer a unidade para fazer a remarcação da perícia médica, no prazo máximo de cinco dias, contados a partir da data que estava marcado o atendimento. Após esse prazo, sem que ocorra a remarcação, o benefício será indeferido pelo sistema, com o motivo: “não comparecimento à perícia médica”. Essa remarcação também pode ser feita pela Central 135, dentro do mesmo prazo.


Os segurados que estão com atendimento agendado e não forem atendidos, devido a paralisação dos servidores do INSS devem fazer o reagendamento. Esse reagendamento, de modo geral, pode ser realizado pelo telefone. Em alguns casos específicos, entretanto, a remarcação vai depender da ação da Agência da Previdência Social. Esses segurados, cuja remarcação não puder ser realizada pela Central 135, deverão retornar às unidades assim que o atendimento estiver normalizado, para providenciar o reagendamento. Os segurados tem a garantia da data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento, para evitar qualquer prejuízo financeiro nos benefícios. Fonte: Ascom INSS – Alagoas24horas


NOTÍCIAS RELACIONADAS


Divulgação
15/12/2016 09:35:25 Utilidade Pública | Utilidade Publica
Com apenas 8% do estoque de sangue, Hemoal promove coleta externa

Com apenas 8% do quantitativo de sangue mínimo necessário, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta externa nesta quarta-feira (14), na Clínica de Fisioterapia e Ortopedia Reabilit, na Ponta Verde, e na sexta-feira (16), no Ginásio Poliesp...



Divulgação
01/12/2016 17:56:28 Utilidade Pública | Utilidade Pública
Eletrobras realizará serviços de manutenção de rede a partir desta segunda (05); confira locais

Para melhorar a qualidade da energia elétrica, em benefício da população alagoana, a ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO ALAGOAS avisa que realizará serviços de manutenção na rede de distribuição, e para isso precisará interromper o fornecimento nas...



Divulgação
24/11/2016 11:36:51 Utilidade Pública | Utilidade Publica
PRF interdita trecho do km 55 da BR 101, em Flexeiras

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informa que hoje (24), das 13h às 15h, haverá interdição total de pista no km 55 da BR 101, em Flexeiras/AL. O bloqueio acontece devido às atividades de detonação de rochas, necessárias em virtude das obr...



Ilustração
17/11/2016 07:31:05 Utilidade Pública | Utilidade Pública
Santa Mônica faz apelo para conseguir novas doadoras de leite materno

Garantir o leite materno para todos os bebês internos na Unidade Neonatal da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) não está sendo possível devido à demanda reduzida de doadoras - em potencial às mães em fase de amamentação com excesso...



22/01/2017
Visitas: 63624417
Visitas De Hoje: 5936


ENQUETE

Quais são no seu entendimento as principais carências da comunidade palmarina?
Total de votos: 135


Tribuna União 2007 - 2017
© Copyrigth - atribunadeuniao@gmail.com
site desenvolvido por: Lincoln Luiz - lincolnluiz.com@gmail.com