Em breve: Agência Tribuna União de Notícias

04/06/2015 11:19:12 Eleições 2012 | Especiais

Memória Emocional (Desordem por Stress Pós-Traumático)




Quando sofremos um trauma emocional violento, no momento desse evento traumático, forma-se e fica gravado, um medo  intenso no cerebro limbico (emocional). Esse medo intenso, provoca um apagão no cérebro cognitivo (racional)  e, o mesmo sai ar, não podendo mais controlar as emoções através do pensamento, e o caos emocional se instala. É neste momento, que não conseguimos mais PENSAR, só conseguimos SENTIR; e esse medo, formado no cérebro límbico (emocional), vai desencandear e disparar uma cascata de sintomas físicos e psiquicos, todas as vezes que evocamos o trauma, ou, quando nos deparamos com algo parecido com o evento traumático. Isso acontece, porque foi criada no cérebro uma  marca, uma cicatriz, uma ferida, conhecida psicologicamente como MEMÓRIA EMOCIONAL.

 

Memoria emocional, é uma marca que se forma diretamente no cérebro límbico (emocional), após um evento traumático. Essa memória é acionada e disparada, todas as vezes que se entra em contato com a lembrança traumática, ou estímulos externos semelhantes ao fato ocorrido. Para entender melhor o que é memoria emocional, e como ela é acionada e disparada, vou citar uma experiência feita no laboratório da Universidade de Nova York, pelo neurocientista Joseph LeDoux, Ph.D., no estudo com ratos.

 

Foram colocados alguns ratos em uma gaiola com o piso eletrificado. Quando uma campainha tocava, os ratos recebiam choques pelas patas. Após alguns toques de campainha e choques, os ratos aprenderam a congelar de medo. Mesmo alguns meses depois, as respostas de medo dos ratos persistiram e os mesmos ficavam congelados todas as vezes que ouvia a campainha tocar ou qualquer tipo de som semelhante à campainha. Isso é o que se chama de memória emocional.

 

Como falei acima, a memoria emocional se forma diretamente no cérebro límbico, no momento em que ocorre o evento traumático, por isso, após a sua formação, ela não tem conexão nenhuma com o cérebro cognitivo (racional). É como se as redes neurais cognitivas não tivessem se unido as redes neurais do cérebro límbico (emocional) que continua a codificar as emoções dolorosas. Portanto, a memória fica a nível de cérebro emocional, trancada no nosso sistema nervoso. Impedindo assim, de integrar o passado e o presente em um padrão harmonioso.

 

Mediante a falta de conexão entre os dois cérebros, é que se torna difícil, tratar a memória emocional pelo cérebro cognitivo (racional). A memória emocional responde melhor ao tratamento, quando o mesmo é feito através do cérebro límbico (inconsciente), para remover o bloqueio existente entre os dois cérebros e fazer a conexão do passado com o presente. Outra forma para se tratar memória emocional é através do corpo; (as emoções se manifestam no corpo em forma de sintomas físicos) e as terapias energéticas harmoniza o todo e desbloqueia as emoções.

 

Há dois anos atrás, tratei de uma paciente que foi assaltada por dois caras numa moto. Esta paciente relatou, que um dos caras, colocou o revolver na sua cabeça e tomou a sua bolsa. Também relatou, que achou que iria morrer, o seu coração disparou, a boca ficou seca, todo o corpo começou a tremer, sentiu que o ar estava faltando e que iria desmaiar. O tempo passou, e a paciente dificilmente lembrava do assalto, por isso achou que já tinha superado. Até que um dia, estava em pé em uma calçada e passou uma moto fazendo muito

 

barulho; de repente, sem um motivo aparente, começou a sentir medo, seu coração disparou, seu corpo começou a tremer, sua boca ficou seca, sentiu tontura e falta de ar. E como não encontrou um motivo lógico para o aparecimento desses sintomas, ficou se perguntando: porque? Isso foi ficando mais frequente e mais intenso, e chegou a um ponto que qualquer barulho de moto, qualquer moto, ou até mesmo bicletas, estava disparando esses sintomas.

 

Comecei o tratamento colocando a mesma em transe hipnótico, fiz uma regressão até o exato momento do assalto, e a mesma foi descrevendo o que estava acontecendo, até chegar o momento em que os assaltantes foram embora e ela escutando a moto se afastando fazendo um enorme barulho. Pelo o que vimos, foi criada uma memória emocional nessa paciente e, que estava sendo disparada diante de estímulos semelhantes.

 

Dentre algumas terapias para o tratamento de memória emocional, (desordem por stress pós-traumático) podemos citar: A TERAPIA DO EMDR e a HIPNOTERAPIA, que atuam diretamente no cérebro límbico; e as terapias energéticas,  que atuam via corpo, para chegar ao cérebro límbico. São são as seguintes:

 

ACUPUNTURA, RADIESTESIA e RADIONICA, CROMOTERAPIA, REIKI, PASSES MEDIÚNICOS,

TREINAMENTO EM COERÊNCIA CARDÍACA, e os famosos CRISTAIS RADIONICOS, colocados nos pontos de Acupuntura da orelha.

 

Dr. Jacinto Martins de Almeida

Psicólogo/Psicanalista/Hipnologo/Acupunturista/Radiestesista

ESPECIALISTA NO TRATAMENTO DE DORES, MEDOS E TRAUMAS.


Nota da Editoria //


É com muita satisfação que a Editoria deste informativo registra dois fatos novos: o primeiro m(o que não faz o estilo deste site) é um convite para que todos nossos amigos internautas parabenizem o Dr.Jacinto Martins de Almeida porque hoje ele completa 60 anos de idade bem vividos e distribuidos entre seu trabalho, a familia e o exercicio da psicologia ajudando as pessoas, o que em nossa visão, merece seu aplaudo. 


Depois, o seu retorno a nossa redação com seus conhecimentos que visam ajudar seu proximo. Parabéns, parceiro e obrigado ao Criador por ter nos concedido o milagre de te-lo conhecido nesta vida terra efemera. 


NOTÍCIAS RELACIONADAS


Ilustração
26/06/2015 11:27:07 Eleições 2012 | Especiais
Mapa dos Quilombos: a geografia da resistência

Um eldorado negro. Esse é o título da canção composta por Gilberto Gil em homenagem aos quilombos. A referência à riqueza dessas comunidades não é gratuita. Embora pesem as dificuldades financeiras e econômicas, as populações quilombolas g...



Ilustração
31/05/2015 05:36:51 Eleições 2012 | Especiais
Saiba o que significa a 'Paralisia do Sono'

revistagalileu // mundo das tribos   A paralisia do sono é um acontecimento pouco conhecido e que é responsável por causar muito espanto e vários mitos. Ela consiste em uma condição caracterizada por paralisia temporária de todo corpo,...



Ilustração
06/12/2012 16:18:15 Eleições 2012
Acaba hoje prazo para justificar ausência

mais.al //   O eleitor que deixou de votar no 1º turno das Eleições 2012, por estar fora de seu domicílio eleitoral, e não justificou a ausência no dia da eleição, poderá apresentar a justificativa até esta quinta-feira, dia 6 de dez...



Divulgação
04/12/2012 12:10:12 Eleições 2012
Eleitor ausente no primeiro turno deve justificar-se até quinta-feira

agênciabrqasil //   Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições deste ano têm até quinta-feira (6) para justificar a ausência. Quem não justificar pode ter o título cancelado – caso ocorra três vezes seguidas –, f...



20/02/2017
Visitas: 64427184
Visitas De Hoje: 30947


ENQUETE

Se a eleição fosse hoje qual seria seu candidato a governador?
Total de votos: 307


Tribuna União 2007 - 2017
© Copyrigth - atribunadeuniao@gmail.com