09/10/2014 14:13:16 Municípios | Municípios

Fundo de Participação dos Municípios cai 13% em outubro




tribunahoje //

 

Os municípios sofrem mais uma vez com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). No primeiro decênio de outubro houve uma queda de 13,85% se comparado ao mesmo período do mês anterior.

Para o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Jorge Dantas, a situação está cada vez mais grave. “Administrar um município tem ficado difícil, as quedas são constantes e não há planejamento que se adeque. A população precisa entender que a situação é realmente de crise. Isso não é um jogo de palavras, está realmente muito complicado”, afirma.

Enquanto a arrecadação cai mês a mês, todos os custos municipais aumentam; do salário mínimo ao custo dos programas sociais. A carga de responsabilidade cresce numa proporção inversa sem uma solução a curto prazo.

Diante da situação drástica, os prefeitos alagoanos buscam soluções administrativas, que possam amenizar os efeitos dos cortes financeiros, a preocupação é com a possibilidade de não pagar a folha dos servidores em dia. Para isso, os prefeitos do Agreste vão se reunir essa semana em Arapiraca.

Os prefeitos continuam lutando pelo aumento do FPM. Mais de 100 prefeitos do Brasil todo, inclusive o presidente da AMA, Jorge Dantas, estão em Brasília para participar da Mobilização Permanente, movimento liderado pela Confederação Nacional dos Municípios, que entre outras reivindicações, objetiva garantir a aprovação do aumento do FPM durante apreciação no Plenário da Câmara Federal.

“Estamos reunidos em Brasília, acompanhando o plenário da Câmara em busca de uma prorrogação para o cumprimento da Lei de Resíduos Sólidos e o aumento em 1% do FPM”, explicou Dantas.

 

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


Maceió favela da Emater
13/11/2016 18:18:16 Municípios | Maceió
Suspeito de tráfico de drogas é assassinado a tiros

Um homem foi assassinado por vários disparos de arma de fogo, na madrugada deste domingo (03), nas proximidades do antigo lixão do bairro de Jacarecica, na capital. Segundo informações da polícia, Davi Santos da Silva, de 31 anos, tinha envolvim...



Assaltantes usaram maçarico para arrombar o caixa de onde levaram todo dinheiro
18/01/2016 18:55:40 Municípios | Murici
Caixa eletrônico do Banco do Brasil é arrombado em Murici

Por volta das 5:30 horas da manhã deste domingo dois homens que estavam em um carro preto com placas do Rio Grande do Norte e que circularam desde o inicio da noite na cidade de Murici foram vistos quando saiam da agência do Banco do Brasil na Pra...



Ilustração
20/07/2015 07:38:00 Municípios | Municípios
Segundo repasse do FPM em julho é superior a R$ 559 mi

Nesta segunda feira (20) as prefeituras brasileiras irão receber R$ 559.908.155,28 do Fundo de Participação de Municípios (FPM).   O montante diz respeito ao segundo decêndio do mês de julho deste ano e já desconta a retenção do Fundo...



Divulgação
10/04/2015 12:12:33 Municípios | Municípios
FPM: 1º repasse de abril será creditado nesta sexta; previsão do mês é de 12% a mais que março

alagoasnanet // cnm   Será creditado nesta sexta-feira, dia 10 de abril, nas contas das prefeituras brasileiras, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 1.o decêndio do mês de abril de 2015, que será de R...



20/01/2017
Visitas: 63591139
Visitas De Hoje: 19206


ENQUETE

Quais são no seu entendimento as principais carências da comunidade palmarina?
Total de votos: 116


Tribuna União 2007 - 2017
© Copyrigth - atribunadeuniao@gmail.com
site desenvolvido por: Lincoln Luiz - lincolnluiz.com@gmail.com