28/03/2024 20:20:20

Municípios
09/10/2014 14:13:16

Fundo de Participação dos Municípios cai 13% em outubro


Fundo de Participação dos Municípios cai 13% em outubro
Divulgação

tribunahoje //

 

Os municípios sofrem mais uma vez com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). No primeiro decênio de outubro houve uma queda de 13,85% se comparado ao mesmo período do mês anterior.

Para o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Jorge Dantas, a situação está cada vez mais grave. “Administrar um município tem ficado difícil, as quedas são constantes e não há planejamento que se adeque. A população precisa entender que a situação é realmente de crise. Isso não é um jogo de palavras, está realmente muito complicado”, afirma.

Enquanto a arrecadação cai mês a mês, todos os custos municipais aumentam; do salário mínimo ao custo dos programas sociais. A carga de responsabilidade cresce numa proporção inversa sem uma solução a curto prazo.

Diante da situação drástica, os prefeitos alagoanos buscam soluções administrativas, que possam amenizar os efeitos dos cortes financeiros, a preocupação é com a possibilidade de não pagar a folha dos servidores em dia. Para isso, os prefeitos do Agreste vão se reunir essa semana em Arapiraca.

Os prefeitos continuam lutando pelo aumento do FPM. Mais de 100 prefeitos do Brasil todo, inclusive o presidente da AMA, Jorge Dantas, estão em Brasília para participar da Mobilização Permanente, movimento liderado pela Confederação Nacional dos Municípios, que entre outras reivindicações, objetiva garantir a aprovação do aumento do FPM durante apreciação no Plenário da Câmara Federal.

“Estamos reunidos em Brasília, acompanhando o plenário da Câmara em busca de uma prorrogação para o cumprimento da Lei de Resíduos Sólidos e o aumento em 1% do FPM”, explicou Dantas.

 

 




Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News