Em breve: Agência Tribuna União de Notícias

30/06/2014 14:27:00 Municípios | Municípios

Atraso de repasse pode impedir manutenção de programas sociais em Alagoas




cadaminuto //

 

Os municípios alagoanos podem ter sérios problemas para manter programas sociais nos próximos meses. Isso porque, o atraso dos repasses por parte do governo federal poderá prejudicar o agrupamento de projetos como o PETI, Projovem e Idosos.

 

Com o atraso de três meses nos repasses para as ações dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV), sigla criada pelo governo federal para agrupar programas como PETI, Projovem e Idosos, os municípios, sem a contrapartida financeira, terão dificuldades para manter os projetos.

 

É um problema que agrava ainda mais a difícil situação dos municípios, diz o presidente da AMA, prefeito Jorge Dantas. As primeiras damas, que coordenam essas ações não sabem mais como trabalhar diante das dificuldades. “Não podemos interromper o que está sendo feito, mas com um atraso tão grande não há como administrar a situação”, diz Cláudia Tenório, de Quebrangulo.

 

A Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social que  reordenou os serviços sociais adotou novos parâmetros para o cofinanciamento federal e a oferta do serviço pelos Municípios. Porém os gestores que pactuaram esse reordenamento estão sem receber os recursos. A última liberação ocorreu em janeiro para uma cobertura trimestral – janeiro, fevereiro e março. De lá pra cá as contas estão zeradas e os municípios sem receber qualquer explicação para a suspensão dos repasses.

 

Mesmo sem receber os recursos para manutenção desse serviço, os gestores municipais comprometidos com a oferta dos programas sociais, não deixaram de atender os usuários do SCFV. Todavia a manutenção do serviço vem sendo feita somente com recursos próprios dos Municípios.

 

É muito difícil manter crianças e adolescentes com atividades extra curriculares, fora do trabalho infantil e idosos nos centros de referência sem que o governo cumpra a resolução que ele mesmo criou, desabafa Claudia Tenório. Os prefeitos também não podem mais pagar essa conta, diz Jorge Dantas, presidente da AMA. As constantes quedas no FPM comprometeram todo o planejamento municipal e a prometida ajuda financeira aos municípios que só sairá em 2014- 2015 não permitem que os prefeitos assumam programas criados pelo governo federal, finalizou o presidente.


NOTÍCIAS RELACIONADAS


Maceió favela da Emater
13/11/2016 18:18:16 Municípios | Maceió
Suspeito de tráfico de drogas é assassinado a tiros

Um homem foi assassinado por vários disparos de arma de fogo, na madrugada deste domingo (03), nas proximidades do antigo lixão do bairro de Jacarecica, na capital. Segundo informações da polícia, Davi Santos da Silva, de 31 anos, tinha envolvim...



Assaltantes usaram maçarico para arrombar o caixa de onde levaram todo dinheiro
18/01/2016 18:55:40 Municípios | Murici
Caixa eletrônico do Banco do Brasil é arrombado em Murici

Por volta das 5:30 horas da manhã deste domingo dois homens que estavam em um carro preto com placas do Rio Grande do Norte e que circularam desde o inicio da noite na cidade de Murici foram vistos quando saiam da agência do Banco do Brasil na Pra...



Ilustração
20/07/2015 07:38:00 Municípios | Municípios
Segundo repasse do FPM em julho é superior a R$ 559 mi

Nesta segunda feira (20) as prefeituras brasileiras irão receber R$ 559.908.155,28 do Fundo de Participação de Municípios (FPM).   O montante diz respeito ao segundo decêndio do mês de julho deste ano e já desconta a retenção do Fundo...



Divulgação
10/04/2015 12:12:33 Municípios | Municípios
FPM: 1º repasse de abril será creditado nesta sexta; previsão do mês é de 12% a mais que março

alagoasnanet // cnm   Será creditado nesta sexta-feira, dia 10 de abril, nas contas das prefeituras brasileiras, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 1.o decêndio do mês de abril de 2015, que será de R...



20/02/2017
Visitas: 64427356
Visitas De Hoje: 31119


ENQUETE

Se a eleição fosse hoje qual seria seu candidato a governador?
Total de votos: 307


Tribuna União 2007 - 2017
© Copyrigth - atribunadeuniao@gmail.com