29/03/2024 02:18:48

União dos Palmares
31/03/2014 15:36:02

O que aconteceu no dia 31 de Março de 1964 em União dos Palmares


O que aconteceu no dia 31 de Março de 1964 em União dos Palmares
Dr. Elaine Oliveira era presidente de agremiação estudantil mas não sofreu nada

Exatos cinqüenta anos após o golpe militar que ocorreu em 31 de março de 1964 que derrubou o presidente João Goulart conhecido como Jango e impôs a ultima ditadura ao país que perdurou até o final da década de 80, a reportagem deste site conversou com o hoje Advogado atuante e ex-Vereador por União dos Palmares, Dr. Elaine Lopes de Oliveira, de 67 anos, que a época do movimento militar era o presidente da União dos Estudantes Secundários de Alagoas (UESA), e que na nossa cidade funcionava no inicio da Rua Santa Maria Madalena, órgão estudantil filiado a União Nacional dos Estudantes.

Ao seu modo, o causídico foi contando retalhos do que se passou logo após eclodir o movimento revolucionário em nosso município que a nível regional teria sido comandado pelo Presidente da Assembléia Legislativa de Alagoas, de saudosa memória Dr. Antonio Gomes de Barros que era um destacado político alagoano, nosso conterrâneo.

Relata Dr. Elaine: ‘No dia 28 de março, sob o pretexto de exercícios militares na Serra da Barrriga, tropas do Exercito sitiaram a cidade que na época não era servida pela BR-104. Os soldados acamparam no antigo Matadouro (que era a Estrada para Maceió), na Rua do Jatobá (que era o acesso para São José da Laje e Pernambuco) na Praça Basiliano Sarmento próximo da Câmara Municipal e da Prefeitura, e na Estação Ferroviária. Quando amanheceu o dia 31, os soldados estavam entrincheirados, como se esperassem uma reação da população ou de guerrilheiros, o que nunca aconteceu. As comunicações eram feitas através do código Morse e que quem as usava era o Correios e a Estação Ferroviária, pois na época a população não tinha telefones domésticos’.

‘Quando os rádios noticiaram o Golpe de Estado, o temor tomou conta da comunidade, mesmo porque ninguém nunca havia visto a tropa do exercito entrincheirada. Por volta das 11:00 horas da manhã, fomos informados que os palmarinos Divanilton Portela e José Cícero Sarmento (ambos falecidos) que moravam na Casa do Estudante na Rua das Arvores em Maceió foram perseguidos, mas conseguiram fugir um para Sergipe e outro para Pernambuco. Pela condição de líder estudantil, também fui suspeito de ser subversivo, porém, uma correspondência que ia enviar para o Diretório Nacional da UNE não foi postada. Quando as correspondências foram abertas, não havia nada contra mim por isso não fui preso’ relata Dr. Elaine.

A sede dos Trabalhadores Rurais de União dos Palmares era na conhecida Rua das Pedreiras. No inicio da noite, fazendeiros liderados pelo ‘seo’ Pedrosa (pai do ex-prefeito José Pedrosa), Lula Pinto e outros fazendeiros que juntaram seus trabalhadores, colocaram todo o material de escritório na rua e puseram fogo em tudo. Era e revolta dos fazendeiros contra as ‘Cédulas Rurais Pignoratícias’ que era um mecanismo usado pelo governo de Jango para hipotecar as propriedades rurais através de empréstimos contraídos junto ao Banco do Brasil. O Exercito assistiu tudo de longe como se consentisse o ato’.

Nas suas memórias, o lúcido advogado afirmou que ‘O governador do Estado era o Major do Exercito Brasileiro conhecido como ‘Major Luiz Cavalcante’. O chefe de Gabinete era o Coronel Gerson Argolo e o prefeito de União dos Palmares era o senhor Antenor de Mendonça Uchoa. O governador de Pernambuco era Miguel Arraes. Os vereadores da época não recebiam salário o que diminuía a chance de acumular acusações. Mesmo assim suas vidas foram vasculhadas pelos serviços de inteligência das Forças Armadas que eram comandadas na região pela 7ª Região Militar sediada em Recife cujo comandante era o General Antonio Carlos Murici’.

‘Uma recordação que gostaria de esquecer – continua Dr. Elaine – foi à prisão na final da tarde, do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais conhecido como ‘seo’ Cazuza ou ‘Galego do Sindicato’ que nunca foi subversivo, mas mesmo assim foi preso, torturado e teve as unhas dos pés e das mãos arrancadas por um alicate. Quando nada foi comprovado em seu desfavor, foi solto, mas já com a saúde abalada e traumatizado, pouco depois morreu. ‘Seu Cazuza’ era dono daquele sitio de coqueiros defronte aos lava-carros na margem do rio Mundaú. Sua prisão foi a única no município que politicamente era comandado pelo pacato Dr. Antonio Gomes de Barros’.

Após alguns segundos de reflexão, o bacharel visivelmente emocionado desabafou: ‘Mesmo assim, diante de tudo que vi e senti, me candidatei pela oposição a vereador. A liderança estudantil que exerci me rendeu uma votação surpreendente, pois quando jovem era um orador eloqüente e identificado com os problemas de nossa terra. Não demorou muito para me decepcionar e renunciar ao cargo. Não nascei para os bastidores políticos. Hoje, meu voto já é facultativo, por isso penso não votar mais em ninguém’ concluiu Dr. Elaine que é considerado um patrimônio histórico vivo de União dos Palmares e que anunciou para breve o lançamento de um escrito (versando sobre um tema jurídico) seu após anos de estudos e que deve se intitular ‘O Julgamento de Jesus Cristo. O Maior Erro Jurídico de Todos os Tempos’.

redação //




Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News