19/04/2024 20:40:38

20/05/2007 00:00:00

Interior


Interior

Chegou a vez dos municípios alagoanos conhecerem as novidades do programa Selo Unicef 2007 que já foi apresentado em várias capitais brasileiras. Na segunda-feira, dia 21, a Associação dos MUnicípios Alagoanos (AMA), o governo do Estado, o Unicef e o Ministério Público estadual se reúnem para conhecer os resultados de dois anos de implementação do projeto no semi-árido brasileiro.

Em um período de apenas dois anos, mais de mil municípios do semi-árido reduziram em 14,4% o índice de mortalidade infantil (a média nacional foi reduzida em 6,2% no mesmo período) e o índice de desnutrição de crianças de até dois anos baixou de 9,2% para 6,8%. Houve aumento nos índices de atendimento pré-natal e no número de crianças de quatro a seis anos com acesso à pré-escola e melhoria nos índices de crianças freqüentando a série adequada a sua idade.

A iniciativa do Unicef, que começou pelo Ceará, se expandiu para outros estados, entre eles Alagoas, e passou a ser uma das principais ferramentas de mobilização do pacto "Um mundo para as crianças e adolescentes do semi-árido" para fazer valer os direitos da infância e da adolescência. Ano passado 46 município alagoanos participaram da seleção.

O presidente da AMA, Jarbas Omena Filho, que está estimulando a participação das cidades, avalia, como o Unicef, que uma das tarefas mais importantes da humanidade deve ser a de assegurar à crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Esta busca consiste na criação de um modelo de município, disposto a colocar em prática um conjunto de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e a construção dos direitos de cidadania de crianças e adolescentes.

O Selo Unicef - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Fonte: AMA



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 32
Notícias Agora
Google News