28/03/2024 23:13:44

18/05/2007 00:00:00

Meio Ambiente


Meio Ambiente

O Estado conhecido por ‘paraíso das águas’ tem a sua maior beleza ameaçada – vários trechos de praias em Maceió e no interior estão poluídos e impróprios para o banho. A informação é do Instituto do Meio Ambiente, que, semanalmente realiza uma pesquisa em mais de 50 trechos de praias no Estado.

De acordo com o último levantamento do IMA, entre os 52 trechos analisados, 17 estão impróprios para o banho. Entre eles, cartões postais de Maceió, como a praia da Pajuçara (cerca de 1.200m do Atlantic), praia de Ponta Verde (distante cerca de 3.200m do Atlantic) e praia da Jatiúca (cerca de 4.500m do Atlantic).

Entre os trechos impróprios, também estão pontos conhecidos da população por ser local onde é jogado esgoto, como a praia do Pontal da Barra (cerca de 500 metros ao sul do emissário da Braskem e 500 metros ao norte do emissário da Casal) e praia da Avenida, onde deságua o riacho Salgadinho.

No interior, estão poluídas praias de Maragogi (em frente à foz do rio Salgado, rio Maragogi, rio Persinunga e a 500m e 950m do início da orla), Duas Barras (em frente à foz do rio Jequiá e ao Mar) e Lagoa do Pau (em frente a Barraca Carraspana).

O relatório do IMA ainda diz que as praias são consideradas próprias quando, em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, o exame não exceder o limite de 1 000 NMP (Número Mais Provável) de Coliformes Termotolerantes (Fecais), por 100mL da amostra de água.

Levando em conta esse critério, as piores praias analisadas são a de Duas Barras, em frente à foz do rio Jequiá e a praia de Ponta Verde (cerca de 2.300m do Atlantic), onde o exame mostrou a presença de 16 mil coliformes fecais por 100ml de água.

Além de alertar para o risco de tomar banho nessas praias, o IMA ainda recomenda que a população não tome banho nas praias 24 horas depois de chuvas fortes, devido ao maior risco de doenças.

Fonte - www.alagoas24horas.com.br



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 94
Notícias Agora
Google News