29/03/2024 12:56:03

Ao Público
16/12/2012 13:08:11

Apagão atinge os Estados de São Paulo, Rio e Minas; TRIBUNA também foi atingida


Apagão atinge os Estados de São Paulo, Rio e Minas; TRIBUNA também foi atingida
Sede da UOL em São Paulo

Uma falha no sistema interligado de energia do país deixou sem luz moradores dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais no fim da tarde deste sábado.

 

A falha ocorreu às 17h43, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema), e acionou um sistema de segurança que reduz o fornecimento de energia para as distribuidoras.

 

Com isso, de acordo com o ONS, cada empresa teve que reduzir a carga, fazendo cortes seletivos de abastecimento para evitar que o sistema todo fosse desligado.

 

Segundo a Eletropaulo, 1,5 milhão de clientes ficaram sem energia em dez cidades do Estado de São Paulo. Na capital, faltou luz em 20 bairros, entre os quais Mooca, Tatuapé, Santo Amaro, Ipiranga, Guaianazes, Capão Redondo, Saúde e São Mateus.

 

A energia também foi interrompida nos municípios de São Bernardo do Campo, Diadema, Itapecerica da Serra, Itapevi, Juquitiba, Cajamar, Santana do Parnaíba, Jandira e Taboão da Serra.

Segundo o ONS, o fornecimento foi interrompido por dois minutos, mas o religamento é demorado. De acordo com a Eletropaulo, só às 20h21 a energia foi completamente restabelecida no Estado de São Paulo.

 

RIO

 

No Rio, além da capital, 26 cidades foram atingidas, incluindo Niterói, São Gonçalo, Magé, Duque de Caxias, Mesquita, Três Rios, Nova Iguaçu, Seropédica e Belford Roxo. Só esta última ainda estava sem energia por volta das 22h, segundo a Light.

 

Em Minas Gerais, segundo a Cemig, cidades do Norte do Estado ficaram sem energia por cerca de duas horas, entre 17h55 e 20h. O fornecimento na capital não foi afetado.

 

O ONS afirmou que está apurando os motivos da falha no sistema e não soube informar a extensão da interrupção no fornecimento de energia.

 

A autoridade descartou excesso de consumo, uma vez que, segundo o ONS, sábados são dias de menor demanda.

 

Fontes ouvidas pela Folha afirmaram que o apagão teria sido ocasionado por uma falha em uma subestação em Samambaia, no interior de Goiás, o que teria desencadeado o problema para os demais Estados.

 

Até o fechamento desta edição, a reportagem não conseguiu contato com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e com o Ministério de Minas e Energia.

 

UOL

 

A interrupção no fornecimento de energia afetou os servidores do UOL e tirou do ar os sites da Folha e do UOL no início da noite de ontem.

 

Segundo Gil Torquato, executivo do UOL Diveo, o fornecimento de energia foi interrompido por volta de 19h30.Uma falha no dispositivo automático para ligar o gerador impediu que o suprimento de eletricidade fosse acionado.

 

Os servidores ficaram sem operar por 40 minutos, segundo o executivo. Por volta de 20h10, a energia voltou e os servidores foram religados. Além dos sites de notícia, foram afetados e-mails e sites de clientes do datacenter do UOL e por consequencia a Tribuna União. Nossas despulpas aos nossos leitores e anunciante.

 

uol //

mariana carneiro e denise luma 


 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News