16/12/2012 13:08:11 Ao Público

Apagão atinge os Estados de São Paulo, Rio e Minas; TRIBUNA também foi atingida




Uma falha no sistema interligado de energia do país deixou sem luz moradores dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais no fim da tarde deste sábado.

 

A falha ocorreu às 17h43, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema), e acionou um sistema de segurança que reduz o fornecimento de energia para as distribuidoras.

 

Com isso, de acordo com o ONS, cada empresa teve que reduzir a carga, fazendo cortes seletivos de abastecimento para evitar que o sistema todo fosse desligado.

 

Segundo a Eletropaulo, 1,5 milhão de clientes ficaram sem energia em dez cidades do Estado de São Paulo. Na capital, faltou luz em 20 bairros, entre os quais Mooca, Tatuapé, Santo Amaro, Ipiranga, Guaianazes, Capão Redondo, Saúde e São Mateus.

 

A energia também foi interrompida nos municípios de São Bernardo do Campo, Diadema, Itapecerica da Serra, Itapevi, Juquitiba, Cajamar, Santana do Parnaíba, Jandira e Taboão da Serra.

Segundo o ONS, o fornecimento foi interrompido por dois minutos, mas o religamento é demorado. De acordo com a Eletropaulo, só às 20h21 a energia foi completamente restabelecida no Estado de São Paulo.

 

RIO

 

No Rio, além da capital, 26 cidades foram atingidas, incluindo Niterói, São Gonçalo, Magé, Duque de Caxias, Mesquita, Três Rios, Nova Iguaçu, Seropédica e Belford Roxo. Só esta última ainda estava sem energia por volta das 22h, segundo a Light.

 

Em Minas Gerais, segundo a Cemig, cidades do Norte do Estado ficaram sem energia por cerca de duas horas, entre 17h55 e 20h. O fornecimento na capital não foi afetado.

 

O ONS afirmou que está apurando os motivos da falha no sistema e não soube informar a extensão da interrupção no fornecimento de energia.

 

A autoridade descartou excesso de consumo, uma vez que, segundo o ONS, sábados são dias de menor demanda.

 

Fontes ouvidas pela Folha afirmaram que o apagão teria sido ocasionado por uma falha em uma subestação em Samambaia, no interior de Goiás, o que teria desencadeado o problema para os demais Estados.

 

Até o fechamento desta edição, a reportagem não conseguiu contato com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e com o Ministério de Minas e Energia.

 

UOL

 

A interrupção no fornecimento de energia afetou os servidores do UOL e tirou do ar os sites da Folha e do UOL no início da noite de ontem.

 

Segundo Gil Torquato, executivo do UOL Diveo, o fornecimento de energia foi interrompido por volta de 19h30.Uma falha no dispositivo automático para ligar o gerador impediu que o suprimento de eletricidade fosse acionado.

 

Os servidores ficaram sem operar por 40 minutos, segundo o executivo. Por volta de 20h10, a energia voltou e os servidores foram religados. Além dos sites de notícia, foram afetados e-mails e sites de clientes do datacenter do UOL e por consequencia a Tribuna União. Nossas despulpas aos nossos leitores e anunciante.

 

uol //

mariana carneiro e denise luma 


 


NOTÍCIAS RELACIONADAS


Vitima morreu dentro de casa
01/10/2016 08:44:05 Ao Público | Arapiraca
Jovem é assassinado com mais de 15 tiros em sua residência

Aqui Acontece //   Um grupo armado invadiu uma residência e assassinou um jovem com mais de 15 disparos de arma de fogo no sítio Riacho Seco, que fica localizado na zona rural de Arapiraca.   De acordo com as informações policiais, ...



Ilustração
16/12/2012 20:26:45 Ao Público
Nota de esclarecimento: Portal CadaMinuto é alvo de Hacker

cadaminuto //   Caros leitores,   O Portal Cada Minuto foi alvo, às 22h30 deste sábado (15), de um ataque Hacker em larga escala que atingiu centenas de portais e sites em todo o mundo. Uma rede de hackers que se autodenominam Anonymu...



21/01/2017
Visitas: 63608442
Visitas De Hoje: 12022


ENQUETE

Quais são no seu entendimento as principais carências da comunidade palmarina?
Total de votos: 126


Tribuna União 2007 - 2017
© Copyrigth - atribunadeuniao@gmail.com
site desenvolvido por: Lincoln Luiz - lincolnluiz.com@gmail.com