Em breve: Agência Tribuna União de Notícias

25/10/2012 10:47:58 Eleições 2012

Candidatos eleitos só tomam posse com prestação de contas




maceioagora //

 

Passadas as eleições mu­nicipais é hora de prestar contas com a Justiça Elei­toral.
Coligações, comitês financeiros, candidatos a vereadores, prefeitos e vice­-prefeitos eleitos, ou não, devem prestar contas dos gastos efetuados durante a campanha deste ano.
 
Eles terão dez dias, a partir do próximo dia 29, para apre­sentarem a documentação. Quem não ficar quite com a Justiça Eleitoral, correrá o risco de se tornar inelegível.
Designada para julgar as prestações de contas, a juíza eleitoral Maria Valéria Lins Calheiros, da 3ª Zona Eleito­ral, informou que quem não apresentar dentro do perío­do de dez dias a documenta­ção, será notificado para que apresente o documento em 72 horas. “Os eleitos só serão diplomados depois das con­tas aprovadas”, informou.
 
Valéria Lins Calheiros contou que após a entrega dos documentos uma equi­pe técnica do Tribunal Re­gional Eleitoral (TRE/AL) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) analisarão a contabilidade e em seguida abrirão vistas para que o Ministério Público Eleitoral se pronuncie. “Após esse trâ­mite, o processo volta para mim para eu sentenciar”, explicou a juíza, acrescen­tando que o processo deve ser rápido.
 
Segundo a magistrada, a prioridade para o julgamen­to das contas são dos que fo­ram eleitos. “Vamos julgar até antes da diplomação”, reforçou.
 
De acordo Valéria Lins Calheiros, o resultado final pode ser três: contas pres­tadas, não prestadas e não apresentadas. “As não pres­tadas são aquelas que os documentos não são compa­tíveis com a realidade, e as não apresentas são aquelas que os candidatos não apre­sentaram à Justiça Eleito­ral”, esclareceu a juíza, res­saltando a diferença.
 
Aqueles que não apresen­tarem não serão diplomados, mas podem recorrer da deci­são. As contas deverão ser protocoladas nos cartórios eleitorais dos municípios. Na capital, deverão se entre­gues no cartório da 3ª Zona Eleitoral, localizado na Ave­nida Fernandes Lima.


 


NOTÍCIAS RELACIONADAS


Ilustração
26/06/2015 11:27:07 Eleições 2012 | Especiais
Mapa dos Quilombos: a geografia da resistência

Um eldorado negro. Esse é o título da canção composta por Gilberto Gil em homenagem aos quilombos. A referência à riqueza dessas comunidades não é gratuita. Embora pesem as dificuldades financeiras e econômicas, as populações quilombolas g...



Dr. Jacinto Martins de Almeida - ilustre aniversariante do dia
04/06/2015 11:19:12 Eleições 2012 | Especiais
Memória Emocional (Desordem por Stress Pós-Traumático)

Quando sofremos um trauma emocional violento, no momento desse evento traumático, forma-se e fica gravado, um medo  intenso no cerebro limbico (emocional). Esse medo intenso, provoca um apagão no cérebro cognitivo (racional)  e, o mesmo ...



Ilustração
31/05/2015 05:36:51 Eleições 2012 | Especiais
Saiba o que significa a 'Paralisia do Sono'

revistagalileu // mundo das tribos   A paralisia do sono é um acontecimento pouco conhecido e que é responsável por causar muito espanto e vários mitos. Ela consiste em uma condição caracterizada por paralisia temporária de todo corpo,...



Ilustração
06/12/2012 16:18:15 Eleições 2012
Acaba hoje prazo para justificar ausência

mais.al //   O eleitor que deixou de votar no 1º turno das Eleições 2012, por estar fora de seu domicílio eleitoral, e não justificou a ausência no dia da eleição, poderá apresentar a justificativa até esta quinta-feira, dia 6 de dez...



20/02/2017
Visitas: 64427194
Visitas De Hoje: 30957


ENQUETE

Se a eleição fosse hoje qual seria seu candidato a governador?
Total de votos: 307


Tribuna União 2007 - 2017
© Copyrigth - atribunadeuniao@gmail.com