18/04/2024 21:32:56

15/04/2007 00:00:00

Candidatos de Alagoas tentam resultado satisfatóri


Candidatos de Alagoas tentam resultado satisfatóri

Todas as seccionais da Ordem dos Advogados do Brail realizam, neste domingo, as provas da primera fase do Exame da Ordem. A aplicação das provas em um único dia é feita pela primeira vez e tem o objetivo de evitar que candidatos façam provas em outros estados, onde considerem os testes e a concorrência mais fáceis.

Em 17 estados brasileiros, incluindo Alagoas, a Ordem decidiu também unificar o conteúdo da prova, para evitar diferenças nos conteúdos das provas em estados diferentes e também servir como uma fonte segura de avaliação dos cursos de direito no país. Em Alagoas, as provas estão sendo aplicadas em Arapiraca e Maceió, até o início da tarde.

Realizar a prova no mesmo dia e com o mesmo conteúdo em 17 estados brasileiros é o primeiro passo para a unificação nacional do conteúdo do Exame de Ordem da OAB - requisito obrigatório para que os bacharéis em direito possam exercer a profissão de advogados. A unificação é defendida pelo presidente nacional da OAB, Cezar Britto.

Segundo Britto, o Exame de Ordem nunca foi usado como aferidor oficial do ensino jurídico no país exatamente porque eles são diferenciados, organizados e aplicados separadamente por cada estado. “Uma única prova seria a melhor a melhor referência sobre as faculdades de direito e teríamos um controle maior da qualidade oferecida pelos cursos”, afirmou, acrescentando que o Conselho Federal da OAB não vai impor que o exame seja unificado.

Aprovação em Alagoas

Nos dois últimos exames realizados em Alagoas, em dezembro e janeiro deste ano, dos 446 candidatos apenas 167 foram aprovados - apenas 37,44%. De acordo com os dados da OAB-AL, a Faculdade de Alagoas (FAL) foi a que mais teve aprovados - foram inscritos 37 alunos no exame, 17 foram aprovados, o que representa 45,95% de aprovação.

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) teve a segunda melhor aprovação - dos 34 inscritos, 15 passaram, o que equivale a 44,12%. Já o Centro de Ciências Jurídicas (CCJUR) teve 36,51% de aprovação - foram inscritos 367, 134 foram aprovados.

O presidente da Comissão de Exame de Ordem Carlos Roberto considerou o resultado insatisfatório, já que nenhuma faculdade conseguiu atingir 50% de aprovação.

Fonte www.alagoas24horas.com.br



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News