23/04/2024 03:51:05

12/04/2007 00:00:00

Palmarinos vão doar sangue


Palmarinos vão doar sangue

Dentro do cronograma mensal de coletas externas, a Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará, nesta sexta-feira, 13, em União dos Palmares. A ação, que faz parte do projeto Vida por Vidas, idealizado pela Igreja Adventista, atenderá aos candidatos à doação em frente ao Hospital São Vicente de Paulo das 8 às 17 horas.

A coleta do Hemoal é aberta à população do município, desde que atenda aos requisitos básicos especificados pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regulamenta a Política Nacional de Sangue e Hemoderivados, apenas estarão aptos à doação de sangue aqueles que tiverem 50 kg ou mais e idade superior a 18 anos. É necessária também a apresentação de um documento de identificação com foto.

Ainda de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa, o candidato à doação voluntária não pode ter contraído doença de chagas, Aids, sífilis e hepatite após os dez anos e deve estar bem alimentado. Não é permitida a doação de sangue de gestantes e lactantes. No caso dos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

De acordo com a coordenadora-geral do Hemoal, médica Izaura Alves Pinto, o objetivo das coletas externas, realizadas em pontos estratégicos da capital e do interior, é descentralizar as ações da instituição. Isso porque, como o Hemoal está localizado próximo à Unidade de Emergência, que é a maior consumidora de sangue do Estado, muitas pessoas têm dificuldade de se deslocar até o bairro do Trapiche. “Nossa preocupação é levar a Unidade Móvel para facilitar a doação e aumentar o número de coletas”, disse.

Além da captação de doadores na terra de Zumbi dos Palmares, os interessados em doar sangue podem comparecer à sede do Hemoal, localizada no bairro do Trapiche, em prédio anexo à Unidade de Emergência Dr. Armando Lages. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. Maiores informações podem ser obtidas por meio do telefone 3315-2106 ou pelo e-mail hemoal@saude.al.gov.br.

Agência Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News