26/04/2024 21:16:22

02/08/2007 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares
 

O presidente da Câmara Municipal de União dos Palmares vereador Edvan Correia – Bobo – (PTB) disse, na manhã desta quinta feira (02) que tão logo os trabalhos legislativos sejam reiniciados, o que deve acontecer na próxima terça feira, apresentará aos seus pares requerimento endereçado ao Dr. Elcio Tenório Diretor-Geral do DETRAN-AL no sentido de sensibilizar aquela autoridade para encetar estudos e reorganizar o transito urbano em União.

 

O legislador reclama que apesar da haver a câmara aprovado projeto que municipaliza o transito, as negociações neste sentido não avançaram. “Nesse meio-tempo, a comunidade assiste a um transito caótico e perigoso, deixando aos visitantes péssima impressão da falta de atuação das autoridades com relação a este aspecto. Como o Dr. Elcio vivenciou os primeiros anos de sua infância em União quando seu pai, o Desembargador Estácio Gama atuou como Juiz, aqui estudou e conviveu com as coisas da terra, creio que ficará sensibilizado com nosso relato e tomará as devidas providencias” disse o edil.

 

“Não tenho dados oficiais, mas a época da municipalização, a prefeitura contatou com as autoridades do setor e ficou constatado que o estado somente entraria com dez por cento para a manutenção do transito em uma cidade pólo (veículos de toda região são jurisdicionados pela 3ª CIRETRAN sediada em União), obrigando o município a contrapartida de 90º das despesas de manutenção do transito, o que tornou o órgão estadual meramente burocrático” finalizou Bobo.

 

Quando da realização do ultimo concurso público, foram abertas vagas para agentes de transito, cerca de vinte pretendentes foram aprovados, mas ninguém foi aproveitado em razão do impasse, o que também coibiu a instituição da SMTT no município.

 

Com uma estimativa entre 65 e 70 mil habitantes, dos quais mais 90% residindo na zona urbana, e cerca de três mil veículos circulando pelas ruas da cidade diariamente, apenas um semáforo funciona, mas de modo precário: em geral, as noites as luzes de sinalização ficam intermitentes. Sabedores do caos, motoristas inescrupulosos aproveitam a impunidade para vergonhosamente desobedecer às leis do transito e por em risco a vida da população.

 

Vez por outra, policiais lotados no 2º BPM realizam blitz esporádicas, mas as ruas de maior movimento continuam servindo de estacionamento em mão dupla, chegando muitas vezes a serem registrados engarrafamentos, e a cidade não dispõe de sinalização vertical, deixando os motoristas desavisados dos inúmeros quebra-molas existentes na zona urbana e vias de acesso ao centro comercial.

 

Outro fato que tem merecido criticas por parte da comunidade é a freqüência com que menores e desabilitados conduzem acintosamente veículos, inclusive carros de aluguel (bestas, kombis e similares) e até mesmo autocargas, além da entrega irresponsável de pais das chaves de automóveis a seus filhos menores, sem que nenhuma providencia seja tomada pelas autoridades competentes.

 

Da Editoria – Antonio Aragão

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News