24/04/2024 22:29:20

21/01/2010 00:00:00

Municípios


Municípios

com gazetaweb // Fonte - ascom

O ex-prefeito de Penedo, José Valério da Silva, conhecido como José Alves (que administrou o município na década de 90), foi condenado a um ano de reclusão por Corrupção Eleitoral Ativa. Além dele, também foram condenados os cabos eleitorais Francilene Lessa Paulo e Tereza Cristina de Souza. As penas foram suspensas condicionalmente e substituídas por dois anos de prestação de serviço à comunidade. Cópias do requerimento de execução de pena foram enviadas ao corregedor eleitoral de Alagoas, André Granja, e a procuradora regional eleitoral, Niedja Kaspary.

De acordo com o promotor de Justiça da 13º Zona Eleitoral, Eládio Estrela, o esquema que envolvia o ex-prefeito foi desbaratado e denunciados no final de2002/2003. “Foram encontradas com os cabos eleitorais inúmeras relações de eleitores e valores a serem pagos e que se encontram no processo 358/2003 Corrupção Eleitoral Ativa na 13ª Zona Eleitoral em Penedo, os quais tinham como coordenador do esquema o ex-prefeito, e em seguida estabelecia a data para efetuar a compra do voto”, explicou.

Segundo o promotor Eládio Estrela, a chamada “compra de votos”, constitui-se uma das formas mais execráveis de ascensão ao mandato. “Além de corromper a mente das pessoas, sobretudo as hipossuficientes, violenta a soberania popular e destroem sonhos e esperanças”, concluiu.

Ele confirmou ainda que o cumprimento da pena será acompanhado na íntegra para que sirva de exemplo em Penedo. “Não queremos que isso continue acontecendo. Essa será uma medida punitiva e ao mesmo tempo educativa”, afirmou, reforçando que vai acompanhar a ficha de frequência nos trabalhos comunitários de todos os condenados.


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News