25/04/2024 20:14:00

21/01/2010 00:00:00

Municípios


Municípios

com cadaminuto // emanuelle oliveira

As fortes chuvas que atingem Alagoas em pleno verão e que nos últimos dias vieram acompanhadas de rajadas de ventos e raios também têm causado danos á rede elétrica do Estado. No último dia 19, municípios da região Norte e do Alto Sertão ficaram sem energia elétrica. Comerciantes perderam mercadorias, enquanto os moradores, assustados com as descargas elétricas, tiveram eletrodomésticos danificados.

Em Marechal Deodoro, Paripueira, Porto de Pedras, São Luiz do Quitunde, Barra de Santo Antônio, Mata Grande, e Inhapi a energia elétrica foi reestabelecida pela Companhia Energética de Alagoas (Ceal), que informou que algumas linhas de transmissão foram danificadas, por ter chovido em quatro horas o esperado para todo o mês de janeiro.

Durante o inverno as quedas de energia e os ‘apagões’ são mais frequentes, mas a companhia afirma fazer um planejamento para minimizar os transtornos da população. O assistente-diretor de Operações da Ceal, Mateus Lucena explicou que a rede está preparada para eventuais problemas com as chuvas.

“Temos 1600 km de linhas e o problema aconteceu em menos de 100, ou seja, em aproximadamente 10% da rede elétrica. A intensidade das chuvas danificou alguns pontos mais vulneráveis. As redes são protegidas, mas devido ás descargas elétricas algumas não suportaram. Na capital não tivemos danos, mas o prejuízo foi maior em Marechal, porque perdemos um transformador”, destacou Lucena.

Ele explicou que as descargas atmosféricas - descargas elétricas de grande extensão e grande intensidade - caem em determinados pontos da rede e causam rupturas no sistema de cabos isoladores. “No trecho de 50km, entre São Luis e Rio Largo os técnicos precisaram identificar, percorrendo de carro, a extensão da rede. Há problemas com o acesso ás estradas, os veículos atolam e isso causou a demora”, contou.


Lucena afirmou que as chuvas acabaram sendo benéficas, pois ajudaram a lavar os isoladores, que sofrem alterações com a maresia. “Isso minimizou o trabalho que iríamos fazer até o carnaval. O ruim foram as descargas, mas fazemos um trabalho preventivo. No inverno podamos as árvores que se aproximam dos fios”, ressaltou.

O comerciante do município de Mata Grande, Gilson Chaves lamentou os prejuízos provocados pela falta de energia, que faltou ás 15h da terça-feira e só foi reestabelecida na tarde de quarta-feira. "Perdi mercadorias congeladas, porque faltou à tarde e voltou meia-noite, bem fraca em algumas casa", contou.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News