26/04/2024 04:02:51

19/01/2010 00:00:00

Municípios


Municípios

com agênciaalagoas // luciana mendonça foto de olival santos

O secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, irá realizar uma visita técnica ao Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema, nesta quarta-feira (20), a partir das 10h. A ação faz parte do plano de trabalho definido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e pela prefeitura de Santana do Ipanema para abertura do “Hospital do Sertão” ainda neste primeiro semestre.

Nesta segunda-feira (18), Herbert Motta se reuniu com a prefeita de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões, e a comissão técnica da Sesau para discutir o cronograma de atividades das ações. O hospital tem capacidade para 165 leitos e, na primeira etapa, deverá colocar em funcionamento 102 leitos. Na sexta-feira (22), o secretário da Saúde se reúne com o médico e consultor, Wladimir Taborda, para discutir o perfil de atendimento da unidade.

“O governo está empenhado em colocar esse hospital para funcionar este ano e não tem medido esforços nessa empreitada. Elaboramos um cronograma de atividades e estamos acompanhando de perto o avanço das etapas”, ressaltou Motta. O secretário acrescenta que o objetivo é apresentar as propostas em Brasília-DF, ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para garantir recursos para o hospital.

Para a prefeita Renilde Bulhões, a reunião de trabalho foi proveitosa porque a abertura do Hospital da Santana de Ipanema representa a melhoria da qualidade dos serviços de saúde destinados aos sertanejos, além de contribuir para desafogar o Hospital Geral do Estado e a Unidade de Emergência do Agreste.

“O suporte do Estado é fundamental para a concretização desse antigo sonho dos sertanejos. O que queremos é ver esse hospital aberto e disponível para nossa população, com o esforço concentrado dos três entes — União, por meio do Ministério da Saúde, Estado e prefeitura”, afirmou a prefeita.

Ainda durante o encontro, o superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, Vanilo Soares, apresentou a planilha dos serviços de reforma, recuperação, adequação e construção do hospital, orçada em cerca de R$ 900 mil. Também foi apresentada a necessidade de alocar recursos dentro da Programação Pactuada Integrada (PPI).

Na primeira etapa da inauguração estão previstos o funcionamento dos serviços de urgência e emergência e os centros cirúrgico, clínico e obstétrico. Quando o hospital estiver funcionando com sua capacidade total, também haverá serviços de diagnóstico, consultas especializadas e hemodiálise.

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News