17/04/2024 21:54:02

18/01/2010 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

Da Redação // Fotos sargento PM Bento e soldado PMF Ellen – arquivo tribuna

 

Aconteceu domingo (17) desde as 16,00 horas em União dos Palmares a tradicional procissão do “mastro” que abre os festejos dedicados a Santa Maria Madalena padroeira da cidade, que no crepúsculo da tarde foi fincado nas proximidades da Matriz na Praça Basiliano Sarmento, no centro comercial, o qual no próximo dia 23 receberá uma bandeira com a imagem da santa pintada artesanalmente que será solenemente hasteada, renovando assim uma tradição de 175 anos. Uma estimativa da PM indica que aproximadamente 15 mil pessoas acompanharam todo o percurso da procissão de quase dois quilômetros.

 

Segundo os católicos, a manifestação religiosa é também uma forma de retribuir as graças alcançadas através das promessas feitas durante o ano passado, e pedir novas beneficies à Santa Maria Madalena. Fieis que disputavam espaço nas proximidades do “mastro” (um dos símbolos da festa) para carregá-lo ou mesmo toca-lo, demonstravam fé, respeito e carinho pela padroeira, embora as comemorações alusivas a Santa Maria Madalena pelo calendário da Igreja Católica em outras localidades ocorram em 22 de julho, mas como geralmente na região a data é chuvosa, foram antecipadas para os meses de janeiro e fevereiro.

 

Como nos anos anteriores, também foi registrada a presença de homens, mulheres, adultos e crianças descalços, vestidos de noivas, de frades, de sacerdotes, roupa branca, alguns carregando pedras ou tijolos na cabeça, outros contritos, alguns entoando o hino da Santa e a maior parte orando, cujas manifestação com a participação maciça da comunidade também reafirma a condição da maioria da população local ser adepta da religião católica. Todo o cortejo foi acompanhado pelos padres Iranjulio e Francisco que são os responsáveis pela paróquia local.

 

Centenas de palmarinos ausentes que residem nos mais distantes rincões do Brasil aproveitam a segunda metade do mês de janeiro e o inicio de fevereiro para retornar a terra natal, reencontrar a família e amigos e assistir aos festejos, o que empresta um brilhantismo diferente a festa considerada uma das maiores e melhores do interior alagoano.

 

A assessoria de comunicação do 2º BPM informou que cerca de 100 policiais pessoalmente comandados pelo Major Hermelindo Filho recentemente empossado como comandante da corporação garantiu paz e a tranquilidade a comunidade, ação que deve se estender do próximo dia 23 até o ultimo dia do festejo (02 de fevereiro).

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News