19/04/2024 12:02:36

18/01/2010 00:00:00

Municípios


Municípios

com cadaminuto // Fonte assessoria MPT

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas fez a entrega, nesta segunda-feira (18), de um veículo utilitário Saveiro 1.6 flex, modelo 2010, para a Santa Casa de Misericórdia de Penedo. A doação foi resultado de acordo judicial firmado em dezembro de 2009, na Vara do Trabalho daquele município, distante 160 quilômetros de Maceió, com a Usina Guaxuma, do Grupo João Lyra, que teve de pagar indenização por desrespeitar direitos trabalhistas dos empregados.

Segundo o procurador do Trabalho Rafael Gazzanéo, que responde interinamente pela chefia da Procuradoria Regional do Trabalho da 19ª Região, o hospital foi escolhido para receber a doação por atender a uma parcela considerável de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), cerca de 93%, o que significa benefício para a população carente do município e região do baixo São Francisco. “A indicação da Santa Casa foi feita em comum acordo entre o Ministério Público do Trabalho, a empresa ré na ação e o juiz da Vara de Penedo”, completou Gazzanéo.

O provedor da Santa Casa, Sílvio Menezes, promotor de Justiça aposentado que está à ferente da administração do hospital há pouco mais de dois anos, agradeceu a iniciativa do MPT, na pessoa do procurador Gazzanéo, e disse que o veículo prestará serviço à comunidade carente usuária dos serviços da unidade hospitalar. “Quero registrar o reconhecimento da Santa Casa e da comunidade à iniciativa do procurador”, destacou.


O bispo da Diocese de Penedo, D. Valério, também agradeceu ao MPT e destacou que a iniciativa significa mais do que apenas o cumprimento do acordo judicial. “Quero agradecer ao pivô da iniciativa, que foi o Ministério Público do Trabalho, porque a doação desse veículo foi um gesto de dedicação e solidariedade. Obrigado à empresa e ao procurador Gazzanéo”, disse.


O representante do Grupo João Lyra, Clodovaldo Oliveira, disse ser uma honra para a empresa poder contribuir com a Santa Casa de Penedo e, consequentemente, com a comunidade usuária dos serviços do hospital.

Por que a indenização?

Em dezembro de 2009, a Usina Guaxuma, do Grupo João Lyra, instalada no Município de Coruripe, firmou acordo judicial com o MPT na Vara do Trabalho de Penedo, assumindo a obrigação de cumprir a legislação trabalhista, ou seja, pagar salários, décimo terceiro e verbas rescisórias nos prazos estabelecidos por lei e, ainda, disponibilizar aos empregados controle diário da jornada de trabalho, conforme instruções do Ministério do Trabalho e Emprego.

A conciliação judicial extinguiu a ação civil pública ajuizada em 2008 pelo MPT, mas a empresa teve de pagar indenização por dano moral coletivo prevista na ação. O valor da indenização foi revertido na doação do veículo utilitário em benefício da Santa Casa de Misericórdia de Penedo.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News