19/04/2024 08:33:17

17/01/2010 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

Da Redação // Fotos do google e do arquivo

 

A comunidade católica de União dos Palmares inicia na tarde deste domingo (17) as comemorações alusivas aos 175 anos das festividades da sua padroeira Santa Maria Madalena com a conhecida “Procissão do Mastro”, cujos participantes carregarão nos ombos um enorme pau de eucalipto em um percurso estimado em dois quilômetros entre o inicio da Rua Juvenal Mendonça (um dos acessos viários a cidade) até a Matriz de Santa Maria Madalena na Praça Basiliano Sarmento, onde a madeira será afixada e em seguida será hasteada uma bandeira com a imagem da santa. Segundo estudiosos, a "penitencia do mastro" serve para serem pagas promessas e pedir novas graças a santa padroeira.

 

A continuação das festividades que se tornaram ao longo dos anos um misto de religiosidade e paganismo será na noite do próximo dia 23 as 19,00 horas na nave de igreja matriz com a celebração de ofícios religiosos ministrados pelos padres Iranjulio e Francisco com previsão para acontecer todas as noites seguintes até o dia 02 de fevereiro. Neste periodo serão rezados terços e novenas, sequenciados por apresentações de bandas musicais na Praça Basiliano Sarmento.

 

1835: o inicio da festa centenária

 

Conta a história da cidade que na primeira metade do século XVIII um fazendeiro português se estabeleceu com sua família as margens do Rio Mundaú construindo uma casa e uma pequena capela onde sua esposa colocou uma imagem da santa, até que em um inverno rigoroso a água invadiu e destruiu a igreginha que  foi novamente erguida em um ponto mais elevado da cidade, onde hoje é a matriz. Embora o calendário catolico marque o dia 22 no mes de julho como dedicado a Santa Maria Madalena, os fiéis da epoca anteciparam os festejos locais para o dia 2 de fevereiro por ser verão e a data coincidir com a conclusão e inauguração da nova capela.

 

Marco histórico deetruido não agradou aos catolicos

 

Após muitos anos em 1900, finalmente os portugueses ergueram uma igreja com todos os dotes de catedral que tinha segundo os mais idosos, púlpito, galeria para coro, quase duas dezenas de imagens de santos catolicos cada um com seu altar, e até um órgão importado da Holanda que era utilizado durante as celebrações das missas. Com o falecimento do Monsenhor Clóvis Duarte e a chegada de padre canadenses para a paróquia, um grupo de “renovadores” catolicos sob o argumento de que a estrutura do prédio estava comprometida com a ação do tempo e que este oferecia risco de desabamento, desmanchou a construção centenária, marco da história da cidade, tendo surgido em seu lugar outra construção bem mais modesta se comparada a anterior, e sem condições físicas de acomodar a população católica crescente, mas que tem servido para sede da paróquia.

 

Esta semana, foi distribuída com a imprensa de Maceió a programação festiva do evento, cujos conjuntos musicais são patrocinados pelos políticos e empresários locais, porém, acredita-se que durante a semana os católicos terão acesso a programação católica, já se tendo a idéia de serem repetidos os anos anteriores, quando são montadas barracas com bingos, quermesses, comidas e bebidas típicas, parque de diversões e outros pertinentes a festas interioranas nesta modalidade.

 

Programação: Mesmo esquecida A Tribuna teve acesso

 

A exceção da procissão do mastro de hoje a tarde cuja previsão para começar é as 16,00 horas, o noticioso “Cada Minuto” divulgou a seguinte programação (A Tribuna apesar de ser um noticioso genuinamente de União dos Palmares não recebeu a programação que foi distribuida com o credito de uma "assessoria"). Agradecemos a "douta" 'assessoria', mas mesmo assim noticiaremos.

 

 

Programação oficial
23/01 – (sábado)
Bandas religiosas

24/01 – (domingo)
Pagode Um Jeito a Mais
Swingando
Banda Tuareg’s

25/01 – (segunda-feira)
Grupo Teclas e Vozes
Banda Tramela

26/01 – (terça-feira)
Djason e banda
Andréa Morais e banda

27/01 – (quarta-feira)
Missinho
Mano Walter

28/01 – (quinta-feira)
The Prisma
Contagio Tropical

29/01 – (sexta-feira)
Quarteto.com
Orquestra Social Dance

30/01 – (sábado)
Marcelão e banda
Rafael e Gabriel
Face Nova

31/01 – (domingo)
Pel Morais e banda
Baby Som

01/02 – (segunda-feira)
Orquestra Água Viva
Limão com Mel

02/02 – (terça-feira)
Banda Vera Cruz
Bora Bora
(banda surpresa) será divulgada durante os dias de festa.

 

 

 

 

 

 

 

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News