19/04/2024 19:12:05

13/01/2010 00:00:00

Municípios


Municípios

com cadaminuto // blog luciano barbosa

Cerca de 200 pessoas foram atendidas nesta terça-feira (12), em Coruripe, no mutirão para detectar o glaucoma, doença que acomete a visão causando o aumento da pressão do líquido que preenche o globo ocular a um nível além do que o olho humano pode tolerar . O atendimento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Instituto Oftalmológico de Alagoas (IOFAL).

O evento, que disponibilizou assistência gratuita, aconteceu no Clube do Povo oferecendo atendimento ao público-alvo: hipertensos, pacientes acima de 40 anos, diabéticos, idosos e pessoas com histórico de glaucoma na família. Ao todo, 5 mutirões serão realizados no município até de março.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Fátima Porto, cada mutirão terá a estimativa de atender 250 pessoas. “Nesse primeiro momento a campanha aconteceu na área urbana do município, as pessoas que residem em povoados serão atendidas em outras oportunidades já agendadas”, disse.

Conforme estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge 900 mil brasileiros e dados do Ministério da Saúde (MS) apontam aproximadamente 300 portadores do glaucoma, em Coruripe. “Os dados são preocupantes, pois a doença é silenciosa, a única forma de prevenção é a detecção precoce, e isso é feito através desses mutirões que atendem a população como um todo”, complementou a coordenadora.

O médico oftalmologista, Nicolaas Stefan, enfatizou que o foco no atendimento foi o glaucoma, mas outros procedimentos foram realizados como: exames de vista, catarata, pterígio, dentre outros. “Os casos graves que foram detectados, encaminhamos para o setor da Secretaria de Saúde que providenciou a data de cirurgia e tratamento para cada caso específico” informou.

A aposentada Maria do Carmo, de 68 anos, estava entre os pacientes que realizaram o procedimento de triagem. “Temos que aproveitar esse momento, todo mundo lá de casa tem problemas de visão e só eu que não uso óculos, preciso me cuidar, já tenho certa idade e a visão vai ficando fraca”, explicou à aposentada.

Os pacientes que tiverem o problema constatado serão encaminhados para tratamento gratuito pelo SUS, com oferta de medicamento (colírio) específico para a doença. No ato da triagem, todos devem levar documentos como carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Homens e mulheres já portadores de glaucoma também deverão participar da triagem, entre os dias 26/01 (praias), 09/02 (Pindorama), 23/02 (Centro) e 09/03 (praias e Pindorama). Mais informações pelo telefone (82) 3273-1019.

A DOENÇA

O glaucoma é uma alteração em que a pressão do líquido que preenche o globo ocular está aumentada, além do que o olho pode tolerar. Quando essa pressão, chamada tensão intra-ocular, é maior do que o normal aumenta consideravelmente o risco de danos aos olhos. O glaucoma é causado pelo acúmulo do líquido, chamado humor aquoso, que circula no interior do olho. Esse acúmulo se produz ou devido ao aumento da formação do líquido ou pela obstrução do conduto pelo qual normalmente esse líquido sai do olho. Desta forma, como continua sendo produzido o líquido, a pressão intra-ocular vai aumentando progressivamente.

SINTOMAS

O glaucoma pode ou não ter sintomas distintos, uma complicação quase inevitável do glaucoma é a perda visual que atinge primeiro a visão periférica. No começo a perda é sutil, e pode não ser percebida pelo paciente. Perdas moderadas a severas podem ser notadas pelo paciente através de exames atentos da sua visão periférica. Isso pode ser feito fechando um olho e examinando todos os quatro cantos do campo visual notando claridade e acuidade, e então repetindo o processo com o outro olho fechado. Frequentemente o paciente não nota a perda de visão até vivenciar a "visão tunelada". Se a doença não for tratada, o campo visual se estreita cada vez mais, obscurecendo a visão central e finalmente progredindo para a cegueira do olho afetado.

Esperar pelos sintomas de perda visual não é o ideal. A perda visual causada pelo glaucoma é irreversível, mas pode ser prevenida ou atrasada por tratamento. Um oftalmologista deve ser consultado pelas pessoas com risco de desenvolver a doença.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 32
Notícias Agora
Google News