24/04/2024 21:52:59

31/07/2007 00:00:00

Interior


Interior

O advogado do deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL), José Fragoso Cavalcanti, disse que irá apresentar uma ação de indenização contra o poder público de Alagoas e movimentos de sem-terra pelos supostos danos materiais causados na invasão da fazenda Boa Vista, em Murici (60 km de Maceió).

Segundo o advogado, os sem-terra mataram cerca de 20 cabeças de gado, além de terem danificado móveis da sede da fazenda. Os agricultores também teriam bebido uísque que encontraram na casa.

Cavalcanti disse que o prejuízo total ainda está sendo levantado e que a ação será apresentada nos próximos dias. Segundo o advogado, o governo do Estado --administrado por Teotonio Vilela Filho (PSDB), aliado de Renan Calheiros (PMDB-AL)-- não garantiu a desocupação da área depois de a liminar de reintegração de posse ter sido dada pela Justiça na quinta-feira. A saída dos sem-terra só aconteceu no sábado, após negociação intermediada pela Polícia Militar.

A fazenda Boa Vista foi invadida na terça-feira passada por cerca de 400 agricultores do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), CPT (Comissão Pastoral da Terra), MTL (Movimento Terra, Trabalho e Liberdade) e MLST (Movimento de Libertação dos Sem Terra).

A assessoria de imprensa do MST negou que tenha havido abate de gado durante a ação e disse que a acusação foi armada. O coordenador do MLST Josival Oliveira disse que os sem-terra não entraram na sede da fazenda e que foi deixado apenas "vestígios de fogo" usado para cozinhar alimentos do lado de fora da casa.

A fazenda Boa Vista tem 500 hectares e foi dada em garantia pelo deputado, em 2003, para financiamentos bancários para a instalação da fábrica de refrigerantes Conny. A propriedade foi avaliada em R$ 2,5 milhões. Na declaração de bens do deputado, apresentada à Justiça Eleitoral em 2006, o valor declarado da fazenda foi de R$ 205 mil.

Fonte: Folha Online

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News