29/03/2024 07:40:45

09/01/2010 00:00:00

Brasil


Brasil

com folhaonline//

O eleitor que mudou de cidade e quer votar nas eleições de 2010 já no novo endereço tem até o dia 5 de maio para fazer a transferência do título. A data também é o prazo limite para pedir um novo documento.

No próximo dia 3 de outubro, 131 milhões de pessoas votarão para presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.

O pedido de transferência pode ser feito pelo
site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). No entanto, pela internet, o eleitor poderá apenas fazer uma ficha inicial. No prazo de cinco dias da inscrição no site, ele deve ir pessoalmente ao cartório, com os documentos, para fazer o pedido oficial.

A Justiça Eleitoral afirma que o preenchimento do cadastro pelo internet serve para agilizar o atendimento e evitar filas.

Para fazer a transferência, é preciso ter em mãos original e cópia do documento de identidade, título de eleitor e comprovante de residência. Os homens devem ainda apresentar comprovante de quitação militar.

Eleitores que moram fora do país também são obrigados a votar ou justificar a falta. Para votar, eles precisam se cadastrar na embaixada ou consulado no país onde moram. Quem não votar, fica impedido de tirar passaporte ou documento de identidade.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News