23/04/2024 04:45:12

31/07/2007 00:00:00

Política


Política

Por cinco votos a um e após quase oito horas de julgamento, os juízes do TRE determinaram a cassação do mandato do governador da Paraíba. Ele ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Cássio Cunha Lima, reeleito com mais de um milhão de votos, é acusado pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) e pelo Ministério Público Eleitoral de abuso de poder econômico.

A decisão do TRE é que o segundo colocado, senador José Maranhão, do PMDB, assuma o governo após a publicação do acórdão com a decisão desta segunda-feira.

 Outro lado

O G1 procurou a assessoria do governador na noite desta segunda. A assessoria informou que ele estava reunido com advogados na Granja Santana (residência oficial), na capital João Pessoa, e que só deverá se pronunciar sobre o assunto nesta terça.

 Acusação

Segundo o PCB, Cássio teria distribuído cerca de 35 mil cheques da FAC (Fundação de Ação Comunitária) na campanha de 2006, quando concorria à reeleição ao governo do Estado. A defesa alegou que os cheques foram distribuídos de forma legal, e que os recursos são do Fundo de Combate à Pobreza do governo do estado. 

O corregedor eleitoral, Carlos Alberto Lisboa, disse que não houve critérios na concessão dos benefícios e que faltou amparo legal na distribuição dos cheques.

Se a decisão for mantida, o governador ficará inelegível até 2009, e ainda terá que pagar uma multa de R$ 100 mil à Justiça Eleitoral.

Fonte G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News