19/04/2024 18:02:24

05/01/2010 00:00:00

Municípios


Municípios

com ascom //

A Agência de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável de Coruripe (Adelisco) realizou, nesta terça-feira, 5, no auditório da Câmara Municipal, a apresentação do relatório anual das ações promovidas pela entidade com foco nos projetos de desenvolvimento sustentável junto às comunidades de baixa renda. Com o tema “Adelisco – 5 anos contribuindo com o desenvolvimento sustentável de Coruripe”, a apresentação das ações da entidade, fundada em 4 de novembro de 2004, foi ministrada pelo presidente, Manoel Santos, e contou com a participação de membros das 35 associações assistidas pelo órgão.

Na oportunidade, foram exibidos projetos e ações desenvolvidas pela Adelisco no ano de 2009 - o apoio para o desenvolvimento de projetos de geração de emprego e renda, como a ostreicultura (cultivo de ostras), em parceria com a Associação dos Ostreicultores de Barreiras (Aobarco); contribuição logística à Associação das Artesãs do Pontal de Coruripe, que confecciona artesanato com fibras extraídas da palha da palmeira ouricuri, entre outros.

Segundo Manoel Santos, a missão da Adelisco “é a promoção do desenvolvimento econômico e social local, integrado e sustentável, através da participação e do trabalho associativo, objetivando o bem-estar e a qualidade de vida dos associados e da comunidade, de forma geral”.

PARCERIAS

Órgão atrelado ao Poder Executivo Municipal, todos os trabalhos realizados pela Adelisco recebem o apoio da prefeitura, além de parceiros como o Sebrae, Usina Coruripe, Cooperativa Pindorama, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Fundação Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan), ADLIS (Agência de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável de Alagoas), Petrobras e Instituto Ambiental Brasil Sustentável.

Os participantes da solenidade destacaram o apoio da prefeitura. “Sem o apoio do prefeito Marx Beltrão e dos nossos demais parceiros nós não conseguiríamos arcar com todos os custos, financeiros e logísticos”, enfatizou Manoel Santos.

Nesses 5 anos, a Adelisco desenvolveu diversas ações, criou novas associações, fortaleceu as já existentes, elaborou e executou projetos em diversas áreas, “tudo com o objetivo de gerar emprego e renda aos mais carentes através da exploração do meio ambiente de forma responsável, sem agredi-lo, não esgotando assim os recursos naturais, o que promove, de forma funcional, o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental”, completou o presidente da agência.

Presente à solenidade, o prefeito Marx Beltrão, na companhia do vice-prefeito, George Guido, destacou o empenho da Adelisco e a contribuição prestada pela agência. “A Adelisco tem sido de uma funcionalidade exemplar no que diz respeito à geração de emprego e renda, contribuindo para a melhoria das condições de vida dos associados, outrora com escassas fontes de renda, mudando o passado de realidade negativa desses associados para um presente melhor, alimentando expectativas de um futuro promissor”, destacou o prefeito.

Na ocasião, vários produtos manufaturados pelas associações foram expostos. Após a apresentação das ações e projetos executados no ano de 2009, Manoel Santos destacou que a entidade já trabalha a elaboração do planejamento estratégico para o ano de 2010, de prontidão para apoiar a fundação de novas associações.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News