25/04/2024 11:49:26

05/01/2010 00:00:00

Municípios


Municípios

com assessoria //

A comunidade católica do povoado Pontal do Coruripe, dono de uma das mais belas praias do Brasil, deu início, na noite deste domingo, a um evento que condiz com a beleza do lugar, o mais tradicional festejo religioso do local, a festa do seu padroeiro, Bom Jesus dos Navegantes.

Com a única procissão marítima do estado de Alagoas, centenas de fiéis zarpam, da praia do Pontal, seguindo a imagem do Bom Jesus em várias embarcações (cedidas como forma de homenagem ao santo padroeiro dos pescadores, pelos proprietários dos referidos barcos), até as proximidades da vizinha praia de Barreiras, retornando ao ponto de partida, onde a imagem do padroeiro desembarca e é seguida pela multidão pelas principais ruas do local.

Surgimento de uma tradição

Segundo o filósofo, teólogo, sociólogo, antropólogo e historiador João Ribeiro de Lemos, a tradição do evento e veneração ao Bom Jesus dos Navegantes do Pontal do Coruripe surgiu no final do século XIX, depois de a capela de Nossa Senhora da Penha, antiga padroeira local, ser tomada pelo mar. Após o fato causado por obra da natureza, iniciou-se a veneração ao Bom Jesus dos Navegantes e uma igreja foi construída para abrigar a imagem do santo, além da secular imagem da antiga padroeira, esta que, por ser uma antiquíssima relíquia de inestimável valor material, foi roubada, a cerca de seis anos, fatídico episódio que segue como um mistério sem soluções.


Programação

A programação dos festejos em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes segue com missas solenes, na igreja batizada com o nome do padroeiro, no centro do povoado, e tributos prestados, em cada noite, por diferentes segmentos da comunidade local. O ápice da festa acontece na próxima quarta-feira, 6, quando será realizada a procissão marítima, seguida de cortejo pelas principais ruas do povoado. A prefeitura de Coruripe, que todos os anos presta seu apoio ao evento, realiza, às 21h um show popular com as bandas Raios do Trovão e Nuka Mel.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News