29/03/2024 04:18:57

02/01/2010 00:00:00

Politíca


Politíca

com cadaminuto // igor castro com congresso emfoco

O ano de 2010 promete ser um dos mais agitados no Congresso Nacional. Não só pela eleição que ocorre em outubro, mas, também, devido os projetos que serão votados ainda no primeiro semestre e que no ano passado ganharam repercussão na mídia.

Além da quase certa votação sobre o Pré-Sal, ainda existe a esperança - apesar de enfrentar muita dureza - que os parlamentares consigam votar a proposta de iniciativa popular que torna inelegíveis candidatos processados, conhecida como projeto "ficha limpa".

Mais de 1,3 milhões de pessoas assinaram o projeto, que chegou ao Congresso em setembro. Apesar do grande apelo da sociedade, parlamentares, em sua maioria, não querem a aprovação do projeto, já que implicaria não impossibilidade de vários políticos não poderem ser candidatos no pleito deste ano.

Entenda

Caso o projeto seja aprovado, políticos que forem condenados por em primeira ou única instância ou que tiverem contra si denúncia recebida por órgão judicial colegiado pela prática de crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, crimes eleitorais e outros, perderão o direito de disputar cargos públicos na política, por oito anos.

Alagoas

Em Alagoas, cinco parlamentares poderiam ficar de fora das eleições de 2010, caso o “sonho” da população fosse aprovado. Os deputados Carlos Alberto Canuto (PSC), Francisco Tenório (PMN) e Olavo Calheiros (PMDB), além dos senadores Fernando Collor (PTB) e Renan Calheiros (PMDB). Um ponto interessante é que nenhum dos alagoanos subscreveu o “Ficha Limpa”.


Carlos Alberto Canuto (PMDB-AL)
Inquérito 2758 - corre em segredo de Justiça. Crime contra a liberdade pessoal (ameaça) e crimes eleitorais


Francisco Tenório (PMN-AL)
Inquérito 2622 - captação ilícita de votos ou corrupção eleitoral. O procedimento corre em segredo de Justiça


Olavo Calheiros (PMDB-AL)
Inquérito 2426 – crimes contra o meio ambiente e o patrimônio genético
Inquérito 2695 – crime de competência

Fernando Collor (PTB-AL)
Ação Penal 451 - crime contra a ordem tributária/ apropriação indébita previdenciária
Ação Penal 465 - corrupção passiva, peculato, tráfico de influência, corrupção ativa e falsidade ideológica

Renan Calheiros (PMDB-AL)
Inquérito 2593 – investigação penal



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News