29/03/2024 07:46:23

Guerra
24/06/2022 00:00:00

Conflito entre Ucrânia e Rússia chega ao 4° mês; Kiev aguarda sinal verde para candidatura à União Europeia


Conflito entre Ucrânia e Rússia chega ao 4° mês; Kiev aguarda sinal verde para candidatura à União Europeia

Enquanto a Ucrânia aguarda ansiosamente uma resposta positiva dos 27 membros da União Europeia (UE), reunidos na quinta-feira (23) e sexta-feira (24) em Bruxelas, para que validem o status de país candidato à adesão ao bloco, o conflito com a Rússia entra em seu quarto mês, sem sinais de que possa terminar em breve.

O ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, anunciou nesta quinta-feira (23) a chegada na Ucrânia dos sistemas de lançamento de mísseis de alta precisão Himars dos EUA, reforçando assim o arsenal militar de seu exército para enfrentar a invasão russa.

Os Estados Unidos anunciaram no início de junho que entregariam à Ucrânia esse sistema, que tem alcance de 80 quilômetros. O Himars não é de longo alcance, mas tem a vantagem de ser muito preciso, superior ao arsenal russo.

“O exército ucraniano está reforçando a defesa na região de Lugansk, que é a área mais crítica no momento”, informa Cléa Broadhurst, enviada especial da RFI para a Ucrânia. “A entrega de armas pesadas vindas dos aliados de Kiev, começando pelos Estados Unidos, tem o objetivo de restabelecer o equilíbrio em um conflito que se prolonga. Os militares no Donbass são unânimes e repetem que precisam ainda de mais armas”, acrescenta a jornalista.

A repórter da RFI passou a última semana na região do Donbass, no leste do país, onde se concentram os combates mais intensos. Ela relata:

A falta de alimentos significa que muitas pessoas morrerão de fome. As populações mais carentes também vão sofrer com os efeitos debilitantes da desnutrição, declarou Sands à AFP.

yahoo notícias



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News